Municípios da região recebem 1.421 unidades do Cartão Comida Boa

Por Redação 3 min de leitura

Municípios da região da Amcespar receberam na tarde de quinta-feira (16), as unidades do Cartão Comida Boa, programa do Governo do Estado que visa auxiliar famílias que estão em situação de vulnerabilidade social. Criado de forma emergencial em 2020 por conta da pandemia de Covid-19, o programa agora será permanente.

Na região, serão beneficiadas 1.421 famílias residentes em Irati, Rebouças, Rio Azul, Mallet, Fernandes Pinheiro, Teixeira Soares, Imbituva, Guamiranga e Inácio Martins. Os beneficiários receberão R$ 80 mensais para a aquisição de alimentos, produtos de higiene e limpeza.

No total, serão entregues mais de 90 mil cartões para famílias paranaenses inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), em situação de vulnerabilidade social e que não estejam incluídas no programa Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família), conforme explicou o secretário de estado da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost.

Leprevost ressaltou a importância deste programa para os paranaenses. “O governador Ratinho Júnior não quer que nenhuma família do Paraná passe fome neste Natal, e eu me desdobrei e consegui fazer a tempo a entrega dos primeiros 90 mil cartões Comida Boa, que são do programa de transferência de renda do Governo do Paraná, juntamente com as prefeituras municipais, para estas 90 mil famílias que estão em situação de extrema vulnerabilidade social e estão na fila, cadastradas para receber o auxílio federal, mas ainda não chegou a vez delas”, comentou.

O programa passará por uma revisão a cada três meses. As famílias que passarem a ser atendidas pelo Governo Federal ou que comprovarem a melhora de sua situação financeira serão retiradas do programa automaticamente. Segundo Leprevost, o programa representa um socorro alimentar para as famílias. “É um valor pequeno, de R$ 80, mas para quem não tem nada o que comer, este valor é muito”, pontuou.

Cada município irá organizar a logística de entrega dos cartões para as famílias. A recomendação da SEJUF é para que as prefeituras reúnam as pessoas que irão receber os cartões nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS). As famílias já foram selecionadas pelo governo estadual através do CadÚnico. Em Irati, 753 famílias serão beneficiadas pelo programa. A Secretaria de Assistência Social irá entrar em contato via telefone com os beneficiários para agendar a retirada dos cartões no CRAS mais próximo. Caso isto não seja possível, uma equipe irá visitar as famílias para entregar os cartões nas residências, evitando aglomerações e o deslocamento desnecessário das pessoas. A lista dos contemplados com o Cartão Comida Boa será disponibilizada no Portal da Transparência do município.
As famílias em situação de vulnerabilidade que ainda não estão inscritas no CadÚnico precisam se dirigir até o CRAS mais próximo para fazer o cadastro, conforme explica a secretária de Assistência Social de Irati, Sybil Dietrich. “A família que ainda não faz parte do CadÚnico precisa ir até o CRAS mais próximo da sua casa para realizar o cadastro, aí o governo estadual vai fazer a análise para a inclusão ou não da família no programa Cartã