facebook
07/07/2021

Municípios da região liberam realização de atividades esportivas

Municípios da região liberam realização de atividades esportivas

As prefeituras de Rio Azul, Irati e Prudentópolis publicaram decretos liberando a realização de atividades esportivas nesta semana. Em Rio Azul, a prática esportiva está liberada com limite de 15 pessoas. Por enquanto, a secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Cultura ainda não divulgou um calendário de retomada das competições. Antes da suspensão das atividades no município, a pasta havia liberado as inscrições dos Campeonatos Interbairros e Intercomunidades de Futsal e também da 2ª divisão do Campeonato Municipal de Futebol. Entretanto, ainda não há uma definição sobre datas em que as competições podem ocorrer.

Em Irati, o decreto que entrou em vigor nesta quinta-feira, 1º, e tem validade até 20 de julho, permite a realização de atividades esportivas em praças públicas desde que não haja disputa de competições ou campeonatos. “Então aquele joguinho de futebol nas praças esportivas ou campos da prefeitura está liberado sem aglomeração. Somente aquela prática esportiva habitual que as pessoas têm”, afirmou o prefeito Jorge Derbli em vídeo divulgado pela secretaria de Comunicação.

Já em Prudentópolis, as atividades esportivas de treinamento individual e coletivo realizadas em quadras society, clubes sociais e associações podem ser realizadas com limite de 12 atletas durante a partida, sendo proibida a presença de público e confraternizações. Algumas medidas devem ser tomadas. Uma delas é o registro de uma lista de presença por dia e horário da partida contendo nome, CPF, telefone e endereço dos participantes, a ser entregue nas segundas e sextas feiras ao Departamento de Vigilância Epidemiológica. O limite de tempo será de uma hora, sendo 40 minutos para jogos e intervalos de dez minutos antes da entrada e depois da saída de cada grupo para haja higienização do ambiente. Também fica proibido o uso de coletes de identificação e o compartilhamento de objetos.

Lei reconhece prática da atividade e do exercício físico como essenciais em Inácio Martins

O prefeito de Inácio Martins, Junior Benato, sancionou uma lei que reconhece a prática da atividade física e do exercício físico como essenciais para a população do município em estabelecimentos prestadores de serviços destinados a essa finalidade, bem como em espaços públicos.

O parágrafo único da lei diz que a autoridade competente poderá restringir o direito da prática das atividades desde que haja uma decisão fundamentada nas normas sanitárias e de segurança pública, que indicará a extensão, motivos e critérios técnicos e científicos embasadores das restrições que porventura venham a ser impostas. A prefeitura de Inácio Martins terá a função de estabelecer normas sanitárias e protocolos a serem seguidos.

Em Irati, uma lei semelhante foi sancionada em abril. O presidente da Câmara, Hélio de Mello (PV), foi o propositor da iniciativa. Segundo ele, a lei tem a finalidade de incentivar as pessoas a praticarem caminhadas, ciclismo, dança, jogos, entre outras atividades. O vereador citou que a prática esportiva é uma forma de melhorar a qualidade de vida da população. “O foco deve ser a promoção da saúde e não somente o tratamento ou prevenção de doenças. A orientação de um profissional de Educação Física é fundamental para que seja correta a execução do exercício, evitando lesões e estimulando a saúde. Com conhecimentos de anatomia, biomecânica e da fisiologia do exercício, o profissional de Educação Física é capaz de prescrever exercícios levando em conta o tipo físico e o condicionamento do indivíduo”, destacou Hélio, que é professor de Educação Física.

Texto: Rodrigo Zub/Najuá

Foto: Pixabay 

COMENTÁRIOS