Municípios da região dão início à campanha Outubro Rosa

Por Redação 4 min de leitura

Com o objetivo de promover a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero, municípios da região deram início à campanha com horários de atendimento flexibilizado às mulheres para exames nas unidades de saúde

A campanha Outubro Rosa tem como principal objetivo promover a conscientização sobre a importância da prevenção contra o câncer de mama, um problema de saúde que afeta 2,3 milhões de mulheres no país, segundo dados do Instituo Nacional de Combate ao Câncer (INCA).  Durante a campanha, as mulheres são incentivadas a fazer a mamografia e o autoexame, importantes para identificação de possíveis sinais do câncer de mama ainda em estágio inicial.

Na região, diversas iniciativas já estão sendo realizadas no mês de outubro pelas secretarias municipais de saúde e também por empresas privadas.

Irati

Em Irati, a Prefeitura Municipal lançou na sexta-feira (30) as ações referentes ao Outubro Rosa. Em 2022, a campanha vai se estender até dezembro e também contará com sorteios de prêmios para as mulheres que forem até as unidades de saúde e realizarem exames preventivos.

O prefeito de Irati, Jorge Derbli, ressalta a importância de incentivar os exames . “Neste ano optamos em sortear vários prêmios, como geladeira, eletrônicos e de informática. Queremos trabalhar a prevenção, pois entendemos ser a melhor solução”, comenta.

O evento que deu início ao Outubro Rosa reuniu aproximadamente 350 mulheres. Na oportunidade, uma palestra motivacional com a influenciadora digital Day Lima incentivou as presentes. Também foram ouvidos depoimentos de pessoas que venceram o câncer de mama, dentre elas a dentista da Unidade de Saúde de Engenheiro Gutierrez, Elci Elyne Cunha Notoya. “Quando eu descobri, tinha 34 anos. Me mantive tranquila e busquei passar isso para a minha família. Sempre foquei que estava em processo de cura e não na doença”, relata. Ela cita que o diagnóstico traz medo, mas explica que atualmente existem recursos e tratamentos que possibilitam a cura.

O foco da campanha Outubro Rosa é frisar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e também do câncer de colo do útero.  A vice-prefeita de Irati, Ieda Waydzik, ressalta a importância de divulgar as informações e fazer com que o maior número de mulheres vá até as unidades de saúde do município. “Queremos chegar a todas. É um esforço que nós devemos fazer, a doença não escolhe em quem vai aparecer. Precisamos nos cuidar e lembrar nossas mães, avós, irmãs, amigas”, comenta.

Rio Azul

Em Rio Azul, a campanha Outubro Rosa está sendo promovida pela Secretaria Municipal de Saúde através de uma caravana que pretende passar pelas comunidades do interior e da área urbana da cidade.

A secretária de saúde Cristiana Maria Schvaidak explica que, assim como no ano passado, a iniciativa deste ano quer levar informações sobre a prevenção através de brincadeiras e gincanas. “Nós estamos com a segunda edição da Caravana Outubro Rosa. Ano passado nós passamos em 13 comunidades e desta vez serão 32, tanto na cidade quanto no interior. Nós estamos fazendo um jogo de perguntas e respostas voltadas ao cuidado da saúde da mulher. Então é um momento de descontração, de alegria, que a gente tira dúvidas sobre a saúde da mulher”, explica.

Além disso, quem quiser buscar as unidades de saúde para a realização de exames vai