facebook
10/12/2021

Município de Fernandes Pinheiro completa 26 anos

Devido à Covid-19, neste ano não serão realizados eventos ofi cias, como a Agrifrut Fest

Município de Fernandes Pinheiro completa 26 anos

Nesta sexta-feira, dia 10 de dezembro, o Município de Fernandes Pinheiro completa 26 anos. No ano de 1995, nesta data, aconteceu o plebiscito para a emancipação, vindo a ser criado o Município.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia estatística (IBGE), Fernandes Pinheiro tem área territorial de 406,5 km2, população estimada de 5.561 habitantes e Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 0,645.

A denominação Fernandes Pinheiro originou-se do nome dado à Estação Ferroviária, em homenagem a um dos diretores da Estrada de Ferro São Paulo - Rio Grande do Sul, engenheiro Antonio Augusto Fernandes Pinheiro.

O local era ponto de parada de tropeiros que vinham do Sul e era conhecido como Imbituvinha.

Há registros de que em 1899, a povoação foi elevada a distrito policial do Município de Santo Antonio de Imbituva, passando, em 1907, a integrar o município de Irati. Durante a construção da Estrada de Ferro, o povoado passou a pertencer à cidade Imbituva, à qual era ligada por estrada de rodagem.

Em 1917, passou a integrar o município de Teixeira Soares, ano em que este se emancipou de Entre Rios. Nessa época, a Estação de Fernandes Pinheiro era importante centro comercial e industrial, de onde partiam diligências para Imbituva, Prudentópolis e Guarapuava, provenientes da capital do Estado.

A criação do Munícipio de Fernandes Pinheiro aconteceu através da Lei Estadual nº 11.266, de 21 de dezembro de 1995, publicada em Diário Oficial no dia 28 de dezembro do mesmo ano.

A primeira eleição para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores aconteceu em 03 de outubro de 1996.

Atualmente, a cidade é comandada pela prefeita Cleonice Schuck e pelo vice-prefeito Fabio Jacomel, ambos reeleitos para o segundo mandato à frente do Executivo.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul, com informações PMFP

Fotos: Arquivo/Hoje Centro Sul

Galeria de Fotos

COMENTÁRIOS