Mulheres e Meninas se reúnem em Irati para combater a violência política

Irati sediou, na noite do dia 26 de agosto, o “2° Encontro de Mulheres e Meninas: Violência Política, Representatividade e Espaços de Poder. É Preciso Falar Sobre”. O encontro, que aconteceu na Câmara, foi marcado por uma forte adesão da comunidade, lotando o espaço com a presença de mulheres, jovens e diversos homens.
O evento faz parte das ações alusivas â Campanha Agosto Lilás, mês dedicado ao combate à violência contra a mulher. A iniciativa visou não apenas discutir, mas também conscientizar sobre os desafios enfrentados por mulheres que buscam ou ocupam posições de poder e representatividade. Organizado e conduzido pela Procuradora da Mulher, a vereadora Sybil Dietrich, o encontro reforçou o compromisso do Legislativo iratiense com a pauta.
Durante o evento, Sybil apresentou Leis de sua autoria que têm como objetivo a proteção e a prevenção da violência contra a mulher, destacando a importância do arcabouço legal para a segurança e o empoderamento feminino. O ponto alto da noite foi a palestra da doutora Alexandra Lourenço, líder do grupo de estudos de gênero da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) – Campus Irati. Em uma apresentação impactante, a pesquisadora aprofundou o tema, trazendo dados e reflexões essenciais sobre a violência política e a necessidade de mais representatividade em todos os níveis de poder.

O evento contou com a participação de diversas autoridades de Irati e de municípios vizinhos, como São Mateus do Sul, Palmeira e Teixeira Soares, reforçando a mobilização regional em torno da causa. Entre os presentes, estava a ex-vice-prefeita Ieda Waydzik, e os vereadores iratienses Marcelo Duda, Silvana Teresinha Rzepka e Alcides Cezar Pinto. De São Mateus do Sul, marcaram presença as vereadoras Professora Marta, Gisleide e Ju Ferraz. As Rádios Najuá e Vale do Mel também estiveram no local fazendo cobertura do evento.
A mobilização recebeu o apoio institucional da deputada federal e secretária da Mulher, da Pessoa Idosa e da Igualdade Racial do Governo do Paraná, Leandre Dal Ponte, que enviou um vídeo parabenizando a iniciativa da Câmara de Irati, através da vereadora Sybil Dietrich.
O encontro de Irati demonstrou que a discussão sobre a violência política não é apenas necessária, mas urgente. A grande participação do público mostra que a sociedade está atenta e disposta a se engajar na construção de um cenário mais igualitário e seguro para todas as mulheres.
Assessoria CMI
