facebook

Mulher tem surto psicótico na Colina Nossa Senhora das Graças

Profissional do Serviço de Abordagem Social da Secretaria de Assistência Social explica o que é possível fazer em casos como este

16/08/2021

Mulher tem surto psicótico na Colina Nossa Senhora das Graças

No sábado (07), acorreu na Colina Nossa Senhora das Graças de Irati um fato que deixou as pessoas assustadas e pedindo intervenção das autoridades competentes.  Uma mulher teve um surto psicótico e, transtornada, passou a incomodar os presentes no local, além de danificar imagens na Sala dos Milagres.

A Guarda Municipal foi acionada e solicitou apoio aos profissionais do Serviço de Abordagem Social, pois no momento o SAMU não estava disponível, porém, a Assistência Social não tem a atribuição de atender estes casos.

O Serviço de Abordagem Social de Irati, da Secretaria de Assistência Social, esclarece para a população quais as situações em que a equipe pode atuar e diante de quais fatos não pode intervir. “Quando uma pessoa está em surto, extremamente agitada ou alcoolizada, é caso exclusivo da Saúde dar atendimento. Por ser um problema de saúde que a pessoa está apresentando. A Assistência Social não pode intervir, mas no dia dessa ocorrência aconteceu que a Guarda Municipal já havia ligado para a equipe da Saúde e eles estavam em outras ocorrências”, relata a psicóloga da Abordagem Social, Monica Van Der Neut.

A situação ocorreu no período da tarde e foram registradas reclamações de que a mulher estaria atrapalhando a realização de uma missa no local. Mesmo sem poder agir, os profissionais da Assistência Social foram tentar ajudar a acalmar a mulher, o que foi possível em alguns momentos, mas diante de um surto só um psicólogo não basta para o atendimento. “Ninguém poderia tocar e tentar segurar a mulher. Quando uma pessoa está em surto precisa de pelo menos seis pessoas para conter ela, junto com medicação e todos os paramentos médicos para fazer o atendimento”, explica Monica.

Com a chegada da ambulância, a mulher fugiu.

Monica conseguiu contato com alguns familiares da mulher, residentes em Ponta Grossa. Uma irmã da vítima afirmou que no dia seguinte viria buscá-la. A mulher tem residência no município de Irati e não estava em situação de rua.

Serviços

O plantão de Abordagem Social é responsável por prestar atendimento a pessoas que estão em situação de rua; pessoas que querem se deslocar de uma cidade para outra e precisam de um lugar para pernoitar, ou ainda de necessitem de uma passagem de ônibus; o trabalho também é voltado para mulheres em situação de violência doméstica – quando precisam de ajuda fora do horário de atendimento da Patrulha Maria da Penha.

“Quando são casos que não envolvem problema de saúde ou alcoolismo, temos a casa de Passagem que a Assistência Social disponibiliza para quem precisa pernoitar temporariamente, que fica no antigo albergue. Ali, recebem alimentação, banho, lugar para dormir e podem lavar roupas se precisarem”, esclarece Monica Van Der Neut.

Texto: Cibele Bilovus

Foto: Arquivo/Hoje Centro Sul

 

Comentários

🗞️📰 Edição 1580 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580