Movimento “Sem repasse justo, não dá” obtém avanços após entrega de reivindicações
Na segunda-feira (04), a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) entregou as reivindicações da mobilização “Sem repasse justo, não dá!” para a bancada federal do Paraná, para o governador do Estado Carlos Massa Ratinho Junior e para a Assembleia Legislativa.
A Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar) e outras 18 associações regionais participam do movimento. Vários prefeitos do Paraná marcaram presença na sede da AMP e participaram da mobilização. Dentre eles, da região, o vice-presidente da AMP, prefeito de Inácio Martins, Júnior Benato; o presidente em exercício da Amcespar, prefeito de Rebouças Luiz Zak; a presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde, prefeita de Fernandes Pinheiro Cleonice Schuck; e os prefeitos de Rio Azul Leandro Jasinski e de Mallet Moacir Szinvelski.
A mobilização conquistou uma série de avanços e compromissos importantes após a entrega da sua pauta de reivindicações.
Governo do Estado
O governador assumiu o compromisso de fazer o possível para atender às reivindicações e adiantou alguns benefícios apresentados na pauta. “Sou municipalista. Tenham a certeza de poder continuar contando comigo no que for possível para ajudar os municípios”, disse o Ratinho Júnior.
Entre os avanços principais, o governo prosseguirá os esforços para ampliar os recursos destinados ao transporte escolar dos alunos da rede estadual de ensino, destinará parte da receita obtida com a venda da Copel a investimentos nos municípios, injetará de R$ 100 a R$ 164 milhões no setor de saúde para exames de média e alta complexidade, e apoiará a AMP na construção da sua nova sede. “Obrigado por nos receber aqui, por atender nossas reivindicações e por revelar ter compromisso real com o municipalismo”, comentou presidente da AMP e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos.
Bancada Federal
Na reunião com a bancada federal – da qual participaram o líder, o deputado federal Toninho Wandscheer; os deputados Luciano Ducci, Luiz Nishimori e Geraldo Mendes; o representante do senador Sérgio Moro, Luiz Felipe Cunha; o representante do senador Flávio Arns, Rafael Bertoldi; e o representante do deputado Luiz Haully, Erasmo Machado – os parlamentares se comprometeram com a pauta.
O deputado Toninho afirmou que vai estudar a pauta e discuti-la com os deputados para acolher o maior número possível de reivindicações. “Vamos trabalhar sempre pelos municípios do Paraná, independentemente de governos”, comentou. Edimar agradeceu o apoio de todos os parlamentares. “As prefeituras receberam encargos pesados, mas sem o devido repasse de recursos da União. Por isso, entregamos essa pauta aos deputados e senadores para que eles nos ajudem nesse grave momento de crise das prefeituras. Falei com todos e eles se comprometeram a nos apoiar”, disse.
Assembleia Legislativa do Paraná
Na Assembleia Legislativa do Paraná a pauta foi apresent

