Moradores do bairro Canisianas em Irati reclamam sobre estado de rua
Moradores reclamam de buracos nos arredores da ruaLadislaoDelong, no bairro Canisianas, em Irati. Pedido chegou à Câmara de Vereadores
Moradores das proximidades da ruaLadislaoDelong, no bairro Canisianas, em Irati, se reuniram para pedir providências em relação à situação das ruas. Eles reclamam que os buracos e o desnível da rua prejudicam os carros que passam frequentemente pelo local.
Viviane Oleinikorganizou um abaixo-assinado no ano passado com 33 assinaturas e conta que os moradores já estão há alguns anos fazendo protocolos na prefeitura. “Nós sempre mandamos protocolos, uns dez anos atrás, mas sempre para o pátio de máquinas. E o pessoal vinha fazer o que era possível na época. Desde 2014, nós estamos mandando para a prefeitura mesmo, protocolado. Até achei um que minha mãe protocolou em 2014”, disse.
Segundo os moradores, a situação da rua tem prejudicado negócios. Há três anos e meio trabalhando no local, o mecânico Maicon Luiz conta que já perdeu cliente por causa dos buracos. “Um cliente já chegou e já falou: ‘Não venho aqui, porque até chegar na oficina, desmontou tudo’”, disse.
Ele ainda conta que o outro mecânico que trabalhava anteriormente no mesmo prédio se mudou por causa da situação das ruas. “O outro mecânico que trabalhava aqui até falou: ‘Estou indo embora daqui porque é horrível’. Por causa do asfalto”, disse. Outro prejuízo ocorre em dias de chuva, quando o trabalho do lava-car que está situado nas proximidades tem que ser refeito porque a lama dos buracos suja os carros novamente.
Os moradores contam que tapa-buracosforam realizados algumas vezes, mas não resolveram devido a frequência de carros que passam pelo local. “As pedras começam a saltar tudo”, afirma o mecânico.
Outro problema são as antigas manilhas que começaram a aparecer com a deterioração da rua. As antigas manilhas eram feitas de pneu. Os moradores pedem que a infraestrutura seja refeita.
Os moradores também questionam a destinação de um projeto de lei, aprovado em 2016, que destinou R$ 490 mil para a pavimentação de um conjunto de ruas, incluindo a LadislaoDelong.
Mobilização
“Todo mundo reclama e nós achamos que somente nossos protocolos já não estavam tendo efeito. Nós tomamos a inciativa de fazer o abaixo-assinado”, conta Viviane. O abaixo-assinado com 33 assinaturas foi protocolado na prefeitura em setembro de 2018, com cópia para a Câmara de Vereadores de Irati.
Após a entrega do documento, Viviane conta que chegou a receber um telefonema do prefeito Jorge Derbli explicando que uma solução seria pensada a partir de janeiro para o local. No entanto, como não houve resposta no início deste ano, ela protocolou na Prefeitura e na Câmara mais um documento indagando sobre um parecer para o local.
Vereadores
A situação da rua foi comentada na sessão da Câmara de Vereadores de 19 de fevereiro, pelo vereador Rogério Kuhn. Ele disse que soube que a rua estava boa e que deveria entrar em contato com a moradora para ver a reclamação. Ele pediu também que a mesa diretora fizesse “uma triagem melhor sobre o que vem aqui em recebidos diversos”.
Com a resposta, Viviane enviou mais um documento à Câmara de Vereadores, lido na sessão de 26 de fevereiro, na presença dos moradores do local. Nesta sessão, o vereador Rogério Kuhn não estava presente.
No documento, a m

