Moradores de Teixeira Soares tentam recuperar estragos causados por temporal

Por Redação 3 min de leitura

A forte chuva de granizo que atingiu Teixeira Soares na sexta-feira (18) danificou cerca de 400 casas. Prefeito Lula Thomaz decretou estado da calamidade pública e moradores tentam reparar os estragos provocados pelo temporal

O início da semana foi de recuperação para os moradores de Teixeira Soares. De acordo com a Defesa Civil, foram mais de 400 casas e mais de 1800 pessoas atingidas pelas fortes chuvas de sexta-feira (18). As ruas ficaram cobertas por granizo e muitas casas foram destelhadas.

Uma das moradoras de Teixeira Soares que teve prejuízos com o temporal é Geni Lisnlowski. Sua casa ficou totalmente destelhada por causa das pedras. Além disso, ela acabou quebrando o braço durante o temporal. “Saí para pegar um rodo e não vi que tinha pedra. Quando vi, caí de costas e caí em cima do braço. Nós fomos no hospital aqui. Eles encaminharam para fazer Raio X em Irati. Lá em Irati, encaminharam de volta, não fizeram nada. Disseram que tinha que voltar aqui e fazer a tala, injeção, e o atendimento ambulatorial, aí agora estou correndo atrás”, conta. Na terça-feira (22),Geni conseguiu uma consulta com um médico especialista.

Elvira Dalva Gloden também teve a casa toda destelhada. Ela conta que as pedras perfuraram as telhas da casa, o que deixou muitas coisas ficassem molhadas. “Molhou forro de cama, colchão, um pouco de roupa, eu até por sinal ainda estou com máquina cheia para lavar”, disse.

Ajuda

O município de Teixeira Soares tem recebido diversos materiais, mas que ainda são insuficientes para  resolver todos os danos provocados pelo temporal. Cerca de 4 mil telhas já foram distribuídas somente no fim de semana. Outras 10 mil telhas começaram a ser distribuídas a partir de terça-feira (22), quando o segundo lote chegou.

Segundo o secretário da Família e Desenvolvimento Social, Adriano Pitter José Heinen, a ajuda iniciou logo após o temporal. No sábado (19), equipes da secretaria começaram a realizar um cadastro vendo as necessidades dos atingidos. “No sábado começamos a fazer o cadastramento, avaliação, as equipes foram para os bairros atingidos, vendo a real necessidade. Os kits começaram a chegar no sábado à tarde. No domingo, priorizamos a entrega das lonas e depois a entrega dos Eternits [telhas]. Domingo e segunda-feira começamos a fazer as separações do público mais prioritário, que mais precisa, que não tem e perderam realmente tudo”, disse.

O município recebeu do governo estadual e federal diversos materiais. Foram cestas básicas, kits de limpeza, higiene, colchões, kits de cama (com travesseiro, forro, lençol), além de lonas e telhas. Os materiais estão sendo distribuídos para as famílias que mais precisam, de acordo com o castrado realizado pela Secretariada Família e Desenvolvimento Social.

Distribuição

Um dos moradores que recebeu algumas telhas foi Antônio Ferreira de Lara, que mora junto da sua esposa acamada e seu filho. Ele conta que teve perdas em todo o telhado, por causa da chuva de granizo. Na tarde de segunda-feira seu filho o ajudava a colocar algumas telhas, mas ele conta que a quantidade não deve cobrir os danos integralmente.

Apesar disso, Antônio disse que conseguiu salvar os móveis porque acabou fazendo com que as goteiras do forro canalizassem para a cozinha. “Trabalhei em várias coisas. Ali no meio da