facebook

Modernização da iluminação pública é discutida pelos prefeitos em reunião da Amcespar

16/03/2022

Modernização da iluminação pública é discutida pelos prefeitos em reunião da Amcespar

Na manhã de terça-feira (08), ocorreu a reunião ordinária da Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná, Amcespar, na sede da entidade. Uma das pautas do encontro foi a apresentação dos modelos de concessão dos projetos de iluminação pública pela Caixa Econômica Federal.

A discussão deste tema foi a pauta mais importante da reunião desde mês, segundo o presidente da Amcespar, prefeito de Inácio Martins, Júnior Benato.  Ele explica que é necessária a modernização e inovação da iluminação pública de todas as cidades que compõem a Associação. “Pelo menos 90% dos municípios da Amcespar têm defasagem em modernidade, inclusive de efetividade nos trabalhos de substituição de lâmpadas”, aponta o prefeito.

O projeto que busca a melhoria da iluminação pública na região foi desenvolvido por meio do Consórcio de Desenvolvimento Regional (Conder), que enviou a proposta para a Caixa Econômica e poderá ser executada com recursos do Ministério de Desenvolvimento Regional.  Ao todo, o projeto está orçado em R$ 6 milhões e os municípios que participarão oferecerão uma contrapartida de 10%, aproximadamente R$ 600 mil – a serem rateados conforme o número de habitantes de cada município.

Júnior Benato explica que, por meio da Caixa Econômica, será contratada a empresa que desenvolverá o projeto da avaliação completa da iluminação pública, que poderá contar também com fibra ótica, câmeras de segurança, Wi-Fi gratuito, além de intensidade de luz diferente a depender do trânsito, podendo ser diminuída ou aumentada.

“Nove municípios já deram o ok de que assinariam o contrato com a Caixa Econômica para fazer esse estudo de viabilidade de implantação”, conta o presidente da Amcepar.

Conforme o prefeito, o único município que já tem modernização na iluminação perto de 80% é Prudentópolis, que talvez faça um estudo técnico para avaliar se irá aderir ou não ao projeto.

Balanço do CIS Amcespar

Além da discussão sobre iluminação pública, a reunião também foi espaço para que a presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde CIS Amcespar, prefeita de Fernandes Pinheiro Cleonice Schuck, fizesse uma prestação de contas.

A prefeita e a diretora do Consórcio Ângela Cardoso detalharam os resultados alcançados na melhoria do atendimento à população regional após a ampliação do número de profissionais credenciados pelo CIS Amcespar.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul

Foto: Divulgação/Amcespar

Comentários

Edição 1402 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580