facebook
28/06/2021

Mestrado em Engenharia Sanitária e Ambiental está com inscrições abertas até dia 30 de junho

Mestrado em Engenharia Sanitária e Ambiental está com inscrições abertas até dia 30 de junho

Estão abertas as inscrições do processo seletivo para o ingresso de alunos regulares no PPGESA, que é o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental. O PPGESA oferece curso de Mestrado Acadêmico a partir de uma associação ampla entre a Unicentro e UEPG, que é a Universidade Estadual de Ponta Grossa. Segundo o vice-coordenador do PPGESA, professor Carlos Magno de Souza Vidal, a cooperação entre as instituições é bastante vantajosa para os mestrandos, na medida em que possibilita um maior aproveitamento do curso.

“Um programa que envolve duas instituições, como o PPGESA, em associação entre a UEPG e a Unicentro, possibilita uma maior mobilidade entre os alunos das duas instituições. Os alunos podem cumprir as disciplinas e utilizar a infraestrutura, especialmente de laboratórios, nas duas instituições, ampliando as possibilidades de experimentos e pesquisas. Além disso, o programa envolve o Departamento de Engenharia Ambiental da Unicentro e o Departamento de Engenharia Civil da UEPG e possui em seu quadro permanente professores de diferentes formações como Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal, Química, Biologia, Geografia, Matemática, entre outras. Esse fato reforça a multidisciplinaridade para atender as demandas de nossa região e a necessidade de se integrar conceitos de diferentes áreas do conhecimento para maior compreensão dos complexos fenômenos que ocorrem no meio ambiente”, diz Carlos Magno.

A seleção de novos alunos do PPGESA prevê 18 vagas para a Unicentro e 12 para a UEPG. Os interessados devem se inscrever para a instituição na qual o orientador pretendido atua. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de junho, mediante envio da documentação por e-mail. Entre os anexos a serem enviados para a participação no processo seletivo, conforme o edital, estão o formulário de inscrição, a cópia do diploma de graduação e do histórico escolar, as fotocópias dos documentos de identificação, o currículo Lattes, o projeto de pesquisa, a tabela de pontuação preenchida e o comprovante de pagamento da taxa de inscrição. O Programa tem área de concentração em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos e conta, ainda, com duas linhas de pesquisa – “Recursos Hídricos e Meio Ambiente” e “Tratamento de Água de Abastecimento e Águas Residuárias”. Para a inscrição, a coordenação recomenda que o candidato interessado identifique a linha de pesquisa que cada professor trabalha e, assim, indique possíveis orientadores condizentes com o tema que pretende pesquisar.

O professor Carlos salienta quais as contribuições do PPGESA para a carreira daqueles que cursam o mestrado junto ao Programa. “O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental tem como proposta melhorar a qualificação profissional de seus discentes e formar recursos humanos de alto nível técnico-científico na área de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos para a docência, pesquisa e extensão, e qualificar os profissionais que atuam nas indústrias e empresas, contribuindo para o desenvolvimento regional e nacional. Além disso, nossos discentes ampliam suas possibilidades de campo de trabalho, especialmente pela multidisciplinaridade oferecida pelo curso, como áreas de inovação tecnológica, podendo-se destacar sistema de tratamento de efluentes com membranas, utilização de painéis fotovoltaicos no saneamento, além de outras fontes de energias renováveis e de aplicação de técnicas inovadoras nas diferentes áreas do saneamento”.

As etapas de seleção para o Mestrado em Engenharia Sanitária e Ambiental consistem na análise do projeto de pesquisa, entrevista e avaliação do currículo Lattes, sendo todas as fases realizadas de maneira remota. A entrevista está prevista para os dias 12 e 13 de julho. O resultado final do processo seletivo será divulgado no site do PPGESA, até o dia 20 de julho. A matrícula dos aprovados deverá ser realizada entre 20 a 23 de julho e as aulas começam no dia nove de agosto.

Texto/foto: Assessoria UNICENTRO

COMENTÁRIOS