MEC autoriza início de funcionamento do doutorado em Educação da Unicentro
50 cursos de pós-graduação stricto sensu – entre mestrados profissionais e acadêmicos e doutorados – propostos por diferentes instituições de ensino superior do Brasil aguardavam, desde novembro de 2019, a autorização de funcionamento pelo Conselho Nacional de Educação e pelo Ministério da Educação, respectivamente CNE e MEC. Isso porque, há quase seis meses, esses projetos já haviam obtido respostas positivas do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior e da Capes, que é a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, com recomendação do primeiro e aprovação da segunda. Um deles é o doutorado em Educação da Unicentro que, agora, com a publicação, em 15 de junho, da Portaria 540 pelo Diário Oficial da União (DOU), pode dar início a seu funcionamento.
“O curso passa a ser reconhecido pelo MEC e, portanto, ele já pode ser implementado”, explica o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unicentro, professor Marcos Faria. Notícia que é festejada pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação, o PPGE, professor Alessandro de Melo: “a gente recebe com muita alegria e muita responsabilidade essa homologação que nos dá o aval para começar o processo de seleção, enfim, iniciar o doutorado”.
O mestrado em Educação é ofertado pela Unicentro desde 2012 e, nesses oito anos de funcionamento, já formou 135 mestres. Profissionais do ensino que atuam, de acordo, com o professor Alessandro, na Educação Básica de toda a região. “O impacto que a gente espera é que esses profissionais formados na pós-graduação levem para a sua prática cotidiana a importância da pesquisa – acho que esse é o grande diferencial, que eles vejam que a sua prática pode ser melhorada a partir dessa consciência, de que ele é um profissional altamente qualificado que passou por um processo de pesquisa e que essa pode transformar sua prática cotidiana”.
Qualificação que, a partir de agora, poderá ser ampliada com a oferta do doutorado. “A oferta do doutorado é tão importante quanto a oferta do mestrado. Creio que a grande relevância do doutorado é dar continuidade a uma formação de pessoas altamente qualificadas e que compõe o quadro do magistério da educação básica, pesquisadores preocupados com a questão da educação em nível regional e, também, formar doutores que possam também voltar para as escolas e lá terem importância e impacto na realidade das escolas, que possam, a partir da pesquisa e da prática, modificarem a realidade”, avalia Alessandro.
As expectativas da coordenação do PPGE e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Unicentro são de realizar o primeiro processo seletivo até o final desse ano, dependendo dos desdobramentos da pandemia de covid-19, e de iniciar as aulas dessa primeira turma no início de 2021. “Educação é uma área que tem bastante demanda, é um dos cursos que nós temos aqui, da pós-graduação, dos mais concorridos, sempre foi, maior procura de candidatos. O doutorado vem nos fornecer um degrau a mais, um nível ainda superior a quem deseja seguir essa qualificação acadêmica. A gente tem uma

