facebook

Marinho Pianaro assume a presidência da OAB e destaca ações a serem realizadas

11/07/2022

Marinho Pianaro assume a presidência da OAB e destaca ações a serem realizadas

A nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil- Subseção de Irati tomou posse no dia 1º de julho, tendo Mário Cézar Pianaro Angelo (Marinho) como novo presidente, após Sônia Mara Gerchevski concluir seu mandato. Também integram a nova diretoria Arthuro Alexandro Antoniassi, que é o vice-presidente, a secretária-geral Tania Marina Vicente Leite, a secretária-geral adjunta Cátia Aparecida Gross, o tesoureiro Odair Sérgio Marochi Filho, e a delegada da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/PR) Leandra Aparecida Pavlak.  A solenidade de posse ocorreu na Câmara Municipal de Irati e teve a participação da presidente da OAB do Paraná, Marilena Winter, do vice-presidente, Fernando Deneka –  que é de Imbituva – e da vice-prefeita de Irati, Ieda Waydzik.

Durante o evento, o novo presidente enalteceu a participação feminina na sociedade e na Justiça Paranaense, destacando que Marilena Winter  é a primeira mulher eleita para o cargo de presidente estadual da OAB-PR nos 90 anos da instituição. “Vivemos a primeira gestão de Ordem [no Paraná] eleita sob a égide da paridade de gênero, mas na Subseção de Irati a participação feminina já era uma realidade, fomentada pela presença de uma mulher na presidência e pela destacada atuação da Comissão da Mulher Advogada”, disse Marinho.

O novo presidente atua há quinze anos em diferentes cargos na OAB - Subseção de Irati e permanecerá no comando da instituição até 2024.  Ao assumir, ele enfatizou a união da classe na região e o amplo apoio à nova diretoria. “Depois de três pleitos com disputa entre chapas concorrentes, a diretoria hoje empossada foi a única chapa inscrita, demonstração inequívoca da união da advocacia local, felizmente na contramão da odiosa radicalização que campeia na sociedade brasileira”, frisou Marinho em seu pronunciamento.

Objetivos

A Subseção da OAB de Irati atende 10 municípios, dos quais seis são sedes de Comarcas. A valorização dos advogados e a melhoria da integração entre os profissionais e sua entidade de classe estão entre os principais objetivos da atual diretoria. Para isso, em todos os municípios há representantes da Ordem, segundo o novo presidente, e as reuniões bimestrais serão transmitidas de forma virtual, para oferecer a todos a possibilidade de participação.

“O principal objetivo desta gestão é despertar em todos os advogados e advogadas o sentimento de pertencimento em relação à sua entidade de classe, incentivar a adesão aos eventos sociais e esportivos da Ordem, a participação nos cursos. Divulgar os benefícios oferecidos pela Caixa de Assistência, os convênios de desconto. Criar oportunidades para o convívio entre os colegas”, disse Marinho.

Além disso, ele cita ações voltadas à promoção da advocacia. “Estamos preparando uma maciça campanha pela valorização do advogado local, com o objetivo de destacar para a sociedade a existência de profissionais qualificados e as vantagens de contar com o trabalho de alguém próximo, de sua confiança, com raízes estabelecidas e integrado na comunidade”, afirmou.

A presidente da OAB do Paraná, também citou iniciativas de valorização dos advogados e da profissão, enfatizando  o trabalho do Observatório Judiciário. “O Observatório Judiciário já está implementado, já está atuando. Importante esclarecer que a nossa ideia aqui não é simplesmente fazer uma leitura crítica do que vem acontecendo no Judiciário, ao contrário, é nós auxiliarmos, cooperarmos, identificando de que forma é possível trazer mais eficiência, trazendo o ponto de vista do advogado, de que forma o advogado, que representa a sociedade nesses casos, está percebendo as necessidades em cada localidade, em cada local”, diz Marilena Winter.

Texto:Da Redação/Hoje Centro Sul

Fotos: Divulgação/OAB

Comentários

Edição 1425 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580