Major Jorge assume o comando do 10º Subgrupamento de Bombeiros

Por Redação 3 min de leitura

Uma solenidade alusiva à passagem de comando do 10º Subgrupamento de Bombeiros Independente da capitã Carla Spak ao major Jorge Augusto Ramos ocorreu em Irati, na quinta-feira (27) e reuniu autoridades, soldados e representantes das Polícias Militar, Polícia Civil e Guarda Mirim. Também estiveram presentes o comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, Coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, o prefeito licenciado de Irati, Jorge Derbli, a prefeita em exercício, Ieda Waydzik, e o presidente da Câmara de Vereadores, Helio de Melo.

Na oportunidade foi inaugurado também o setor administrativo do Corpo de Bombeiros de Irati, no prédio histórico ao lado do quartel. O prefeito licenciado Jorge Derbli comentou que a ideia de restaurar e ocupar o espaço foi do agora comandante major Jorge Augusto Ramos.

“O major Jorge, há cinco anos, solicitou para nós, esse prédio histórico para restaurar, porque ele falou que Irati um dia seria um subgrupamento e precisaria de mais esse espaço. E isso foi feito, junto à capitã Spak, foi feito esse trabalho muito bem feito e que hoje se torna realidade para o uso do 10º SGBI”, relembra Derbli.

Também durante a cerimônia, houve a troca dos brasões alocados nos braços dos soldados do Corpo de Bombeiros de Irati. As insígnias agora exibem os símbolos do 10º Subgrupamento Independente.

A capitã Carla Spak Sobol explica que mudança de comando do Corpo de Bombeiros de Irati aconteceu porque um Subgrupamento Independente precisa ser liderado por um major. “O Corpo de Bombeiros de Irati está presente na região desde 1948, e durante os períodos ele foi tendo várias denominações e atribuições, mas devido à demanda de atendimento a ocorrências e a prevenção de combate a incêndios, houve a necessidade da desvinculação do Corpo de Bombeiros de Ponta Grossa. A passagem de comando se deve justamente de quem é o comandante de uma SGBI é o cargo de major. Então nós teremos o retorno do major Jorge Augusto que já foi comandante aqui, devido a essa situação de passagem de comando”, explica.

A capitã Spak vai continuar atuando na unidade de Irati com a finalidade de melhorar a qualidade dos atendimentos prestados para a população da região. “Eu permaneço trabalhando aqui como subcomandante, como relações públicas, oficial de comunicações e junto a essas atribuições vou trabalhar junto no setor do SIATE e no gerenciamento de ocorrências. Nosso trabalho aqui, junto com o major, é tornar o atendimento mais próximo das pessoas”, comenta.

Antes da elevação para 10º Subgrupamento Indpendente, o Corpo de Bombeiros de Irati respondia ao 2º Grupamento de Bombeiros de Ponta Grossa. A prefeita de Irati em exercício, Ieda Waydzik comemorou a mudança. “A minha felicidade é estar vivendo esse momento em Irati, em que a nossa companhia se torna independente. Nosso agradecimento à Ponta Grossa pelos anos que nos acolheram, mas é preciso que se faça a independência, que se cresça, e que a vida continue no sentido de sempre dar melhor qualidade de vida para os nossos cidadãos de toda a região. Agradeço à capitã Spak por todo o companheirismo, por toda a parceria e pela luta pela independência e dou as boas-vindas ao nosso querido Jorge, que vem nos capitanear nas batalhas da vida”, disse Ieda.

Novo comandante

O major Jorge A