Magali Camargo é indicada por Amilton Komnitski e assume a secretária de Saúde de Irati
A nova secretária e o vice-prefeito deverão atuar em conjunto na gestão do setor e atender as reivindicações da população
A nova secretária de Saúde de Irati foi anunciada pelo prefeito Jorge Derbli e pelo vice-prefeito Amilton Komnitski na tarde desta quinta-feira (14) em uma coletiva de imprensa. Magali Salete de Camargo assume a pasta ocupada anteriormente pelo enfermeiro Agostinho Basso, que foi exonerado a pedido.
Derbli aproveitou o momento também para agradecer o ex-secretário que atuou até agosto. “Muita coisa mudou, muita coisa foi feita, muita evolução na questão da saúde, de 8 mil consultas e exames na fila a gente conseguiu baixar para 4 mil. O Agostinho se dedicou, tinha um planejamento, um plano para a questão da saúde em Irati que é uma prioridade nossa no governo”, disse.
Derbli ainda destacou que a área de saúde está sob responsabilidade do vice-prefeito Amilton como dito durante campanha e que ele escolheu o nome de Magali para assumir a pasta. “Eu disse para o Amilton, vamos escolher uma pessoa que o senhor tenha plena confiança, que tenha todos os requisitos, que entenda de saúde, que entenda de administração pública, porque na saúde passam muitos recursos que vêm do Governo Federal, que precisam de um gerenciamento, então tem que ter capacidade administrativa. O Amilton tinha alguns nomes e ele escolheu hoje a Magali”, disse.
A nova secretária disse que assumir a pasta é um desafio, mas que deve trabalhar para que Irati se torne referência no setor de saúde. “Em um município sede como é Irati, a gente tem por obrigação ser exemplo. Vemos que a nossa saúde vem sofrendo há muito tempo, é um desgaste moral. Venho com toda vontade de arregaçar as mangas e trabalhar porque esse é o meu perfil. Eu não sei sentar em uma cadeira e dizer façam isso, façam aquilo, porque eu gosto de fazer junto”, disse.
Magali ainda comentou que deve analisar a situação da pasta e tem como objetivo informatizar a saúde municipal. “Nós vamos fazer uma revisão na Secretaria, porque a empresa é muito grande, são mais de 400 funcionários, não é um gerenciamento fácil de fazer. A nossa postura será essa, trabalhar pelo correto, tem muito jeito de se fazer isso. Uma das coisas que precisamos fazer com urgência é a informatização da saúde. Hoje em dia nós não podemos mais não estar informatizados. Nós vamos cumprir aquilo que foi programado na campanha do Jorge e do Amilton, eu estou aqui para somar”, declarou.
Segundo o vice-prefeito, Amilton Komnitski, os principais pontos que têm de ser melhorados na saúde pública em Irati são a ampliação do número de médicos para atender a população e maior oferta de remédios gratuitos para as pessoas. “Porque tendo médicos e remédios as pessoas ficam satisfeitas”, disse.
Perfil
A nova secretária é funcionária do Governo do Estado, na área de saúde, há mais de 36 anos e atuava na 4ª Regional de Saúde de Irati como chefe da Divisão de Gestão em Saúde. Ela solicitou aposentadoria neste dia 14 e ainda aguardará o processo completo de desligamento da esfera estadual para assumir formalmente a Secretaria Municipal de Saúde de Irati. Enquanto isso, ela afirmou que já está verificando a situação da pasta, com a ajuda do ex-secretário Agostinho Basso e da diretora de saúde, Deise Daniliszyn, ambos funcionários de carreira.
<

