Lula Thomaz e Jackson Ramos debatem projetos para Teixeira Soares; Ivanor Muller não veio

Por Redação 3 min de leitura

Três candidatos disputam o cargo de prefeito de Teixeira Soares nas eleições deste ano, mas apenas dois candidatos Lula Thomaz (PSD) e Jackson Ramos (PSOL) compareceram para participar do debate organizado pela Rádio Najuá e Jornal Hoje Centro Sul, na última sexta-feira (16). O outro candidato, Ivanor Muller (PP), enviou um comunicado à organização do debate dizendo que não participaria devido a problemas de saúde de seu pai.  O comunicado foi entregue pouco tempo antes do horário de início do evento.

O debate seguiu normalmente com os candidatos Lula e Jackson, que fizeram questionamentos entre si e expuseram suas propostas aos eleitores de Teixeira Soares.  De acordo com a  Lei nº 9.504/97, art. 30 I e art. 46 II, é permitida “a realização de debate sem a presença de candidato de algum partido político ou de coligação, desde que o veículo de comunicação responsável comprove tê-lo convidado com a antecedência mínima de 72 horas da realização do debate”.

Primeiro Bloco

O debate teve início com o candidato Jackson perguntando ao oponente como o partido deste (PSD) contribuiu para a melhoria de vida da classe trabalhadora brasileira. Lula respondeu falando sobre Teixeira Soares e o trabalho de sua gestão para garantir a instalação de uma fábrica de calçados. “Nós, quando assumimos, tínhamos no nosso Plano de Governo o objetivo de melhorar a vida das pessoas e isso nós fizemos agora com essa importante parceria, dando [trabalho] aos pais de família de Teixeira Soares, porque o contrato com a Kadesh já está assinado. Onde o município vai construir os barracões e dar toda a infraestrutura necessária e a Kadesh vai gerar inúmeros empregos no nosso município”, afirmou Lula. Em sua réplica Jackson disse: “Nós, do PSOL, temos orgulho em dizer que somos o partido com 16 anos de história sem envolvimento nos escândalos de corrupção”. Também falou que o partido concorre com chapa pura para “trazer para Teixeira Soares essa política honesta e com coragem”. Acrescentou que a chapa é formada por trabalhadores do campo.

Em sua tréplica, Lula lamentou a corrupção na política e disse que não pode responder pelo que ocorre em esferas estaduais ou nacionais. Ele enfatizou: “Teixeira Soares, posso garantir à nossa população da cidade e do interior,  que é um Município isento da corrupção. A prova disso é o progresso, que vem sendo dado sequência em nosso Município”.

A primeira pergunta do candidato à reeleição ao opositor do PSOL foi sobre pavimentação rural. Jackon frisou a importância das estradas rurais e respondeu: “A gente propõe, em nosso Plano de Governo, a contratação de uma pessoa qualificada, um engenheiro, para estar desenvolvendo projetos de estradas rurais. Nossas estradas rurais, hoje, são muito mal elaboradas, com uma ou duas chuvas acabam se dissipando”, afirmou. Ele disse ainda que produtores deixam de morar no campo devido às estradas. “Vamos dar prioridade para as estradas rurais, ninguém mais vai precisar vender suas criações, precisar largar suas culturas, por causa de uma estrada de má qualidade, isso nunca mais em Teixeira Soares”, afirmou.

Em sua réplica Lula disse: “Acho que essa realidade não condiz com Teixeira Soares. Teixeira Soares, em s