Lojistas têm boa expectativa para o Natal, mas adesão ao horário estendido será opcional

Por Redação 3 min de leitura

Após um ano difícil devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os empresários de Irati estão otimistas com as vendas de Natal

Depois de um ano marcado por crises, é hora de pensar no Natal, uma data sempre muito esperada pelo comércio. Restando pouco mais de vinte dias para o feriado natalino, lojistas mantém as recomendações para o enfrentamento à pandemia de Covid-19 e aguardam os clientes em seus estabelecimentos.

Oscar Muchau, vice-presidente de Assuntos do Comércio da Associação Comercial e Empresarial de Irati (Aciai), cita como está a expectativa dos comerciantes locais neste ano atípico. “A nossa expectativa é sempre muito boa para o Natal, porque é sim a principal época do ano de vendas porque as pessoas se presenteiam”, ressaltou.

Ele acredita que se em 2020 os lojistas atingirem o mesmo volume de vendas alcançado em 2019 poderá ser considerado um bom resultado. “Estamos com a cidade vivenciando um momento delicado com relação ao Covid. Então acredito que, vendendo igual ou melhor que 2019, será ótimo”, diz o vice-presidente de Assuntos do Comércio da Aciai.

O gerente das filias de Irati e Imbituva da loja de eletrodomésticos, móveis, itens para casa e produtos agropecuários  Afubra, Lázaro Ramon Bock, está otimista. Ele conta que a empresa se preparou para oferecer condições e preços especiais para motivar os clientes a fazerem suas compras de Natal. “Estamos com a equipe preparada, produtos a pronta entrega, a loja recheada de muitos itens com condições e preços especiais. Sem falar que contamos também com vendas pelo WhatsApp, ou seja, cliente não precisa sair de casa”, contou.

Outro atrativo oferecido pela Afubra são as promoções. “Nossos clientes e associados podem aproveitar as centenas de produtos anunciados para fazer suas compras de Natal, dar aquele presente especial. Estamos preparados para receber a todos em nossa loja, obviamente, tomando sempre, todos os cuidados necessários”, comenta Lázaro.

A loja tem obedecido as regras de prevenção à Covid-19, disponibilizando álcool em gel na entrada e em vários outros pontos de estabelecimento. Também colocou uma solução com água sanitária no tapete de entrada da loja para a higienização dos sapatos dos clientes. Além disso, instalou uma proteção em acrílico diante dos caixas e tem dedicado atenção especial à limpeza diária.

Muitos outros estabelecimentos comerciais de Irati também estão seguindo todos os protocolos para evitar a propagação do novo coronavírus, como a loja Mais Econômica, que atua no segmento de produtos populares, como roupas e artigos de cama, mesa e banho. “Todos devemos nos cuidar e pensar nos outros também”, ressaltou Patrícia das Graças Ferreira, gerente da loja.

Ela conta como foram as vendas ao longo do ano e cita a expectativa para o período natalino. “O ano de 2020 começou bem, mas com a pandemia foi caindo o movimento e teve os dias que ficou fechado. A expectativa é bem grande para o Natal, estamos bem confiantes, se Deus quiser da tudo certo”, diz. Patrícia tem esperança que, com o recebimento do 13° salário, os clientes possam se animar e que o movimento seja maior que o de 2019. “É um dinheirinho a mais para todos”, disse.

Horário estendido para atendimento

Haverá horário estendido de funcionamento do comércio iratiense em 2020.  Isso já estava programado desde o mês de maio, segundo Oscar M