Limpeza de espaços públicos de Irati e construção de casas utilizam mão-de-obra de detentos
Através de um convênio entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP), Departamento de Polícia Penitenciária (Deppen) e a Prefeitura Municipal de Irati o trabalho de limpeza de espaços públicos do município é feito utilizando a mão-de-obra de presos da cadeia pública de Irati.
O trabalho, que é coordenado pela Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, além de promover a reinserção social por meio de atividades laborais, também ajuda a manter a cidade limpa. As famílias dos detentos recebem pelos serviços prestados e os presos ainda têm redução na pena por estarem trabalhando.
A vice-prefeita Ieda Waydzik acompanhou a limpeza de calçadas e comentou sobre a importância do projeto em parceria com o Deppen. “Nós estamos conseguindo fazer com que as pessoas saiam da situação difícil em que elas estão, porque você imagine ficar recolhido a uma delegacia de polícia não é uma coisa fácil, eles podem ter errado, não se sabe o que aconteceu na vida deles, mas nós como sociedade temos o dever de tentar recuperá-los e é isto que estamos fazendo aqui com este trabalho de limpeza”, afirmou.
No município, a Secretaria de Habitação já conta com a mesma iniciativa, e estão sendo construídas casas para famílias que residiam em situação de risco.
Como é o caso da iratiense Ivone que habitava uma moradia precária, e está recebendo ajuda através da mão-de-obra do projeto. “Um pouquinho mais de qualidade de vida, uma casa melhor para ela e o marido morar”, destacou a vice-prefeita de Irati.
Texto: Da Redação /Hoje Centro Sul, com informações da PMI
Foto: Assessoria PMI

