Licitação para que as obras do Ginásio de Esportes sejam retomadas é publicada

Por Redação 4 min de leitura

A concorrência pública para contratar empresa que execute a obra ocorrerá no mês de fevereiro. Depois deste processo licitatório, a obra de mais de 4.500 m² de área construída, projetada para abrigar para três mil pessoas poderá ser concluída

A retomada das obras do Ginásio de Esportes de Irati já tem data de início prevista, a partir de fevereiro de 2021. O edital de licitação, Concorrência Nº 004/2020, foi publicado em Diário Oficial nesta sexta-feira, dia 18, e a apresentação de propostas pelas empresas que tenham interesse em fazer a obra será no dia 05 de fevereiro, às 9 horas.

Para o prefeito de Irati, Jorge Derbli, a sequência desta tão aguardada obra para o esporte iratiense significa o coroamento dos esforços de toda a equipe da Prefeitura Municipal. “Temos que agradecer e reconhecer a competência da nossa equipe e dizer que a nossa relação com o Governo do Estado é harmoniosa. Quero lembrar que no ano passado, na Câmara Municipal, entregamos várias reivindicações ao governador Ratinho Júnior e ao secretário João Carlos Ortega. Para nossa satisfação e alegria todas elas estão sendo atendidas. Só neste fim de ano, com apoio do Governo do Paraná estamos anunciando perto de R$ 15 milhões de investimentos em obras que vão melhorar a qualidade de vida da nossa população”, enfatiza o prefeito.

O secretário de Planejamento e Coordenação, João Antônio de Almeida Junior, destaca que com a retomada da construção do ginásio, todas as obras que estavam paradas quando a atual gestão assumiu foram concluídas ou estão em andamento. “Esta é a última obra para fechar o ano com chave de ouro, é a última obra que estava parada que é do domínio da prefeitura. Quando nós assumimos, apontado pelo Tribunal de Contas, nós tínhamos 32 situações de obras paradas e essa é a última que nós estamos liberando. Então, todas as obras pertencentes à prefeitura não vai ficar nenhuma mais parada”, comemora o João Almeida Júnior.

A edificação do Ginásio de Esportes, na Avenida Perimetral João Stoklos, estava parada desde 2013 e, agora, para a conclusão das obras de mais de 4.500 m² de área construída deverão ser investidos R$ 5.735.570,44. Os recursos provêm de uma operação de crédito realizada pelo Município junto à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano, Sedu/Paranacidade e de verba própria do Município.

Licitação e novos projetos

A autorização para o processo licitatório da obra foi assinada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e pelo Secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega no último dia 11, junto ao Sistema de Acompanhamento e Monitoramento de Projetos (SAM) do Paranacidade.

João Almeida Júnior conta que a obra pudesse ser licitada novamente foi necessário vencer processos judiciais, tomar posse da obra e refazer os projetos técnicos da edificação. Ele frisa que um dos maiores problemas era relativo à cobertura do ginásio.

“O principal problema foi a cobertura. Junto com os arquitetos e o escritório que fez o projeto original foi refeito o projeto de cobertura, aquela cobertura que está ali, vai ser retirada e vai ser feito uma cobertura nova no local. É uma cobertura com materiais novos, mais barata e ela pesa 40% do que pesa a que está ali no local, então, é muito mais leve”, explica.  

O secretário de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, o engenheiro Adriano Batista, cita que para poder licita