Leilão da PPP de Iluminação Pública do CONDER traz modernização para o Paraná
Com investimento de R$ 50 milhões, ao longo de 13 anos, seis municípios serão beneficiados com tecnologia LED e telegestão, promovendo eficiência energética e mais segurança para 112 mil habitantes.
Na última sexta-feira (20), o estado do Paraná celebrou um importante marco no desenvolvimento de sua infraestrutura com o leilão da parceria público-privada (PPP) de Iluminação Pública dos municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional (CONDER): Fernandes Pinheiro, Inácio Martins, Irati, Mallet, Rebouças e Teixeira Soares.
O projeto prevê a modernização de mais de 15 mil pontos de iluminação com tecnologia LED, impactando positivamente a vida de mais de 112 mil pessoas. O leilão atraiu dois consórcios para a disputa, reforçando o interesse do mercado em participar de um projeto que trará grande impacto positivo à região. A vencedora do certame foi a Quark Engenharia, com uma proposta de R$ 487.480,11, representando um deságio de 14,64% em relação ao valor máximo estipulado pelo edital.
A PPP de Iluminação Pública foi viabilizada com o apoio técnico e financeiro do Fundo de Estruturação de Projetos (FEP) da Caixa Econômica Federal, sob a coordenação da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (SEPPI) e do Ministério das Cidades. Já o Grupo Houer foi o responsável pela modelagem do projeto. Por meio dessa PPP, os municípios inseridos no Consórcio passarão por um processo de modernização, que trará mais eficiência energética, segurança e sustentabilidade para os seus moradores, além de fomentar o desenvolvimento regional de forma significativa.
Para Jorge David Derbli Pinto, presidente do CONDER/PR e prefeito de Irati, destacou o caráter transformador da PPP. “Este é um momento histórico para os nossos municípios. A modernização da nossa rede de iluminação pública vai transformar não só a infraestrutura das cidades, mas também a qualidade de vida dos moradores. Estamos comprometidos em trazer mais eficiência e sustentabilidade para a nossa população”, pontuou.
Enquanto Marcus Cavalcanti, secretário especial da SEPPI, abordou a relevância do projeto. “A parceria entre os municípios do CONDER e o governo federal é um exemplo claro de como as PPPs podem acelerar o desenvolvimento regional. Este projeto é uma grande conquista para o Paraná e para o Brasil, trazendo uma nova era de modernização para essas cidades”, afirma.
A Caixa Econômica Federal, que teve um papel essencial na modelagem do projeto, também comemorou o sucesso do leilão. Durante o leilão, Tiago Cordeiro de Oliveira, vice-presidente em exercício da Caixa, salientou que “A Caixa, por meio do FEP, se orgulha de ter contribuído para o sucesso dessa PPP. Este projeto é um exemplo de como podemos alavancar investimentos privados para melhorar a infraestrutura pública, promovendo eficiência energética e beneficiando diretamente a população.” Além disso, o impacto ambiental e social da modernização foi ressaltado por Yuri Giustina, diretor de Adaptação das Cidades à Transição Climática e Transformação Digital da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (SNDUM). “A modernização da iluminaç&at

