Legislativo outorga Título de Cidadão Honorário ao Maestro João Zwar
Amor pelo próximo, música e fé, assim se resume a trajetória do Maestro da Igreja Assembleia de Deus, João Zwar que recebeu Título de Cidadão Honorário, em Sessão Solene, na noite do dia 12 de setembro na Câmara de Vereadores de Irati. A Sessão foi acompanhada pelos proponentes da honraria, vereadores Alberto Schereda e Helio de Mello, prefeito Jorge Derbli, familiares e demais vereadores.
O Título de Cidadania Honorária foi concedido ao homenageado conforme a Lei Municipal nº 4.349 de 21 de julho deste ano.
O proponente do Título, Alberto Schereda, relatou um pouco da história desse ilustre cidadão, que dedicou toda a sua vida ao próximo e à música. Conforme Schereda, João nasceu no dia 5 de dezembro de 1935, na cidade de Ribeirão Preto. Formou-se torneiro mecânico e desde os seis anos de idade já se dedicava à música, de forma autodidata. Casou-se com Rosa Tonchaca Zwar, com quem teve cinco filhos. Em 1985 iniciou suas atividades em Irati, quando adquiriu a empresa de transporte coletivo, a empresa Viação Arilur, mais conhecida como Transiratiense. “Por onde passou sempre se dedicou à música, dando aulas, formando corais, conjuntos musicais, bandas e orquestras. Em Irati foi professor de música por alguns anos, maestro no Coral Rhema e Banda Ebenezer, da Igreja Assembleia de Deus. Atualmente ensina música e está formando um Coral na IEAD de Fernandes Pinheiro”, relatou Alberto.
O homenageado agradeceu a Deus, familiares, aos colaboradores de sua empresa, aos vereadores e ao prefeito. “Ser declarado parte integrante deste povo é algo singular. Obrigado Irati”, disse João Zwar.
João ainda recebeu uma bela homenagem de seu filho Sergio Ricardo Zwar e ainda foi parabenizado pelo prefeito Jorge Derbli e o presidente da Câmara de Vereadores de Irati, Helio de Mello.
Texto/Foto: Assessoria PMI

