facebook
15/10/2021

Kits de robótica serão entregues a escolas do NRE de Irati por Guto Silva e Artagão Jr.

Kits de robótica serão entregues a escolas do NRE de Irati por Guto Silva e Artagão Jr.

Na tarde desta sexta-feira (15), kits educacionais de robótica serão destinados a escolas dos municípios que fazem parte do Núcleo Regional de Educação de Irati. A entrega será feita pelo chefe da Casa Civil Guto Silva, que vem a Irati acompanhado do deputado estadual Artagão Júnior, que representa o munícipio. Também deve participar do evento, o deputado estadual Hussein Bakri, que representa Rio Azul e Mallet.

De acordo com o chefe do Núcleo Regional de Educação de Irati, Marcelo Fabricio Chociai Komar, cada kit é formado por 9 computadores modernos que atendem as necessidades educacionais dos alunos. Ao todo, nesta primeira etapa do programa, oito escolas da região serão beneficiadas.

Os kits são compostos por notebooks e um conjunto de peças com 448 componentes eletrônicos, incluindo motores, sensores, atuadores e microprocessadores arduinos, dentre outros itens.

A iniciativa faz parte do programa Robótica Paraná, lançado no final de agosto, que oferece a alunos do ensino médio da rede estadual conteúdos de automação, conceitos de IoT (internet das coisas) e domótica – área relativa à integração de mecanismos tecnológicos em uma residência. 

O chefe do Núcleo Regional de Educação de Irati destaca que este acesso a itens tecnológicos é inovador para o processo educacional dos alunos. Frisa ainda, que a iniciativa é inédita nas escolas públicas do Paraná. 

Uso dos kits

Para utilizar os kits de robótica, os alunos contarão com materiais didáticos como videoaulas e cartilhas digitais, com instruções gráficas detalhadas que elucidam o passo a passo de cada proposta de atividade.

O conteúdo de robótica será dividido em três módulos de 42 aulas, um para cada série do Ensino Médio. No primeiro, será trabalhada a robótica introdutória, além de conceitos e componentes eletrônicos. No segundo, os estudantes aprenderão sobre placas e programação mais elaboradas. O foco do terceiro será a robótica aplicada a projetos, incluindo a identificação de problemas de automação e automatização e a proposição de soluções para esses problemas. 

Da Redação/Hoje Centro Sul

Foto: Agência Estadual/ Arquivo

COMENTÁRIOS