Jovem talento de Irati é selecionada para a fase final da escola do Teatro Bolshoi no Brasil

Por Redação 3 min de leitura

Com uma trajetória marcada por dedicação, apoio da família e de seus instrutores, Ana Alice Serafim da Costa representa Irati em busca de um futuro promissor no mundo do ballet. Ela já impressionou os avaliadores com sua técnica e flexibilidade e agora se prepara para enfrentar as últimas etapas da seletiva, a serem realizadas em outubro, em Joinville

 

👉 ​ Receba as notícias do Hoje Centro Sul no seu celular

Ana Alice Serafim da Costa, de apenas 10 anos, está a um passo de realizar o sonho de muitos bailarinos. Ela foi aprovada na primeira etapa da seletiva para a prestigiada Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, a única filial fora da Rússia, localizada em Joinville, Santa Catarina, e se prepara para as fases finais da seleção, que acontecerão nos dias 18 e 19 de outubro.

Com uma trajetória marcada por disciplina e talento, Ana Alice impressionou os avaliadores com sua flexibilidade e habilidades técnicas, atributos que foram destacados por médicos e fisioterapeutas do Bolshoi. Para Katiúscia Katri Proceke Lourenço de Souza, professora e sócia-proprietária do Stúdio de Dança Izabela Proceke, onde a menina treina, o resultado não foi surpresa. “Ela nasceu com uma flexibilidade incrível e, com o tempo, desenvolveu uma técnica apurada. Agora, nas próximas fases, o foco será na parte artística”, comenta a professora, que tem mais de 20 anos de experiência no ensino de balé clássico.

Para Dimajara Serafim, mãe de Ana Alice, o destaque da filha no balé é motivo de orgulho e realização. “A Ana Alice sempre foi apaixonada pela arte, mas foi no ballet que ela se encontrou. A paixão pela dança cresce cada dia junto com o sonho de ser uma bailarina reconhecida. Eu, como mãe, sonho junto com ela, sempre a incentivando e torcendo por ela”, descreve.

A emoção de ver Ana Alice nas fases finais da seletiva do Bolshoi também é comentada. “Ter participado da pré-seleção do Teatro Bolshoi e ter sido selecionada me deixou muito orgulhosa, agora estamos ansiosos para a próxima etapa e independentemente do resultado, já estamos muito felizes”, comenta Dimajara.

Processo seletivo rigoroso

A seletiva do Bolshoi é conhecida por sua exigência. Todos os anos, cerca de 50 mil crianças se inscrevem, mas apenas 5 mil passam para a primeira fase. Na próxima etapa, cerca de 10 mil candidatas, como Ana Alice, disputarão as cobiçadas vagas. O processo de seleção inclui avaliações físicas rigorosas, onde são analisadas a estrutura óssea, força muscular, flexibilidade, postura e proporções corporais dos candidatos.

Além da parte técnica, os candidatos também são avaliados quanto à sua expressividade e musicalidade, o que é fundamental para a formação de um artista completo.

Aqueles que forem aprovados terão acesso a uma formação técnica gratuita de altíssimo nível, abrindo portas para carreiras internacionais na dança.

Esperança

Mesmo com a concorrência acirrada, com cerca de cem candidatos disputando cada vaga, a expectativa em relação à aprovação de