Jeitinho brasileiro para assistir aos jogos da Copa do Mundo movimenta bares e até academias
Com expectativa da conquista do hexa pela Seleção Brasileira, iratienses têm lotado bares, restaurantes e até academias para assistir aos jogos da Copa do Mundo
A Copa do Mundo reúne torcedores e entusiastas a cada quatro anos em todo o planeta e, no Brasil, dia de jogo da Seleção é quase feriado nacional. Não importa o dia da semana, quando os jogadores entram em campo, os torcedores param para assistir e comemorar os gols e os lances – seja em casa, no trabalho ou em algum barzinho da cidade.
Até mesmo quando é segunda-feira? Sim. E isso aconteceu nesta semana. Torcedores movimentaram diversos estabelecimentos comerciais da cidade e puderam comemorar a vitória por 4×1 do Brasil sobre a Coreia do Sul. O Boteco Santo Fole foi um dos locais que ficou lotado. “Durante a Copa abrimos todos os dias de jogos do Brasil uma hora antes do jogo e sempre temos casa cheia durante e após os jogos”, comenta a gestora do grupo Santo Fole Patrícia Glinski Kaspczak.
Ela conta que a união entre duas paixões dos brasileiros, a cerveja e o futebol, é sucesso garantido. “A ideia de passar os jogos surgiu da paixão por futebol. E o melhor lugar para assistir à Copa do Mundo é tomando uma gelada com os amigos, por isso estamos aqui pra receber de braços abertos”, diz.
Devido ao grande movimento, o local trabalha com reservas de mesas para os dias em que o Brasil joga na Copa do Mundo. Jogos de outras seleções também são exibidos durante o funcionamento do bar. “Todos os dias de transmissão estamos com casa cheia, por isso as reservas precisam ser antecipadas em todas as mesas. Já os jogos de outras seleções são transmitidos dentro do horário normal de funcionamento do boteco”, explica.
Pipoca grátis e promoção de chopp ajudam a atrair ainda mais público para o local, o que influência também no faturamento. “A pipoca é por conta do boteco, e temos chopp 300ml a R$5,00. Nós contratamos mais funcionários, diversificamos as marcas de cerveja, e estamos com casa cheia em todos os dias. É alegria dos torcedores e a economia girando para os empresários”, avalia a gestora.
Já quem prefere um estilo de vida mais saudável, pode assistir aos jogos enquanto se exercita.
Ednilson José Menon (Nicho), sócio-proprietário da Academia Corpo e Ação, explica que muitos alunos, devido à rotina do dia a dia, não têm tempo sobrando e optam por assistir aos jogos na própria academia. “Entrar no clima da Copa do Mundo é muito importante, e por isso fizemos uma decoração e deixamos nossas TVs ligadas passando todos os jogos da copa, mantendo aberta a academia para que nossos clientes que não conseguem outro horário para treinar possam vir e assistir aos jogos treinando e torcendo”, comenta Nicho.
Ele conta que muitos alunos fazem os exercícios vestidos com a camisa da Seleção Brasileira. “Nos dias de jogos da seleção Brasileira notamos que não só no horário do jogo, como em todo o dia os clientes vestem seus uniformes e já entram no clima esportivo”, diz.
Mesmo que alguns alunos optem por assistir aos jogos do Brasil na academia, de forma geral, o movimento diminui. “Nos dias de jogos da seleção notamos que apenas no horário do jogo diminui o movimento, e de uma certa maneira, os clientes procuram adiar ou antecipar seus treinos para pode assistir ao jogo com amigos e/ou familiares”, avalia Nicho.
Este é o caso do professor de química do Colégio Estadual João XXIII de Irati, Luiz Gustavo Vivi. “Alguns jogos de outras seleções eu assisti

