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Já estão prontos os primeiros 6 quilômetros do asfalto na estrada entre Irati e São Mateus

As obras, que tiveram início em março de 2019, prosseguem em ritmo quase normal mesmo com a pandemia. A previsão é que o término ocorra em 2021

26/06/2020

Já estão prontos os primeiros 6 quilômetros do asfalto na estrada entre Irati e São Mateus

Em execução, as obras de pavimentação dos 49 quilômetros da estrada entre Irati e São Mateus do Sul, PR-364, foram vistoriadas na última terça-feira (23), pelo secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, e pelo diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Fernando Furiatti Sabóia.

O acompanhamento é feito periodicamente. “Sempre a nossa preocupação é com o cronograma da obra e com a qualidade da obra, essa é a função principal, a fiscalização da aplicação do dinheiro público”, disse Sandro.

As obras tiveram início em março de 2019 e têm previsão de término em 2021. O investimento é de pouco mais de R$ 108 milhões. “É um investimento grandioso, de uma obra aguardada há muitos anos, então ela tem que ficar muito bem feita”, defende o secretário.

Até agora, já foram executados os primeiros quilômetros de pavimentação e outros serviços que antecedem a colocação do asfalto, explica Furiatti. “Diante desta pandemia estamos conseguindo manter o ritmo das obras quase normal, estamos já com 6 quilômetros de pavimento concluído, 12 quilômetros de terraplanagem já em execução e já estamos trabalhando com as sondagens [de solo] até o final do trecho que vai ser pavimentado”, relata.

O governador, Ratinho Júnior também comenta o andamento da obra.  “Colocamos para rodar uma obra que foi lançada muitas vezes. Feliz por poder contribuir com o desenvolvimento da região, esse é o compromisso do Governo do Estado. Cortamos mordomias justamente para sobrar dinheiro e ajudar cidades tão importantes quanto São Mateus, Irati e Rebouças”, afirma Ratinho Junior. “É mais uma ação com foco no desenvolvimento e na geração de emprego e renda para os paranaenses”, acrescenta.

O prefeito de Irati, Jorge Derbli, também destaca o impacto positivo da obra para a economia regional. “A área por onde a estrada passa é predominantemente agrícola e a obra vai dar melhor escoamento à safra de grãos”, afirma. “É mesmo um sonho realizado. Todo mundo prometeu, mas agora a obra está acontecendo de verdade”, completa Derbli.

Outro ponto importante é que a pavimentação ajudará a desafogar o tráfego na PR-151, que cruza o Paraná e suporta o tráfego de caminhões vindos do Sul em direção a São Paulo e ao Porto de Paranaguá. De acordo com o prefeito de São Mateus do Sul, Luiz Adyr,  “a  arrecadação dos municípios também vai aumentar, fortalecendo as duas cidades e a região como um todo”. 

A estimativa é que a pavimentação da PR 364 reduzirá em mais da metade o tempo para percorrer a distância entre Irati e São Mateus do Sul. Além disso, segundo o secretário de Infraestrutura e Logística, as obras na rodovia garantirão que ele suporte o aumento do fluxo de veículos por muitos anos, o que não se verifica em diversas rodovias que cortam o estado e que precisam de modernização. 

População já percebe os benefícios da obra

A região Centro Sul nunca mais será a mesma. A projeção é da empresária Karina Hartrampf Knopika. Proprietária de um pequeno frigorífico com 16 funcionários às margens da PR-364, ela já faz planos para quando a obra de pavimentação da rodovia entre São Mateus do Sul e Irati estiver concluída.

Empolgada com o investimento do Governo do Estado na região, Karina conta que, além de aumentar a produção, pretende abrir uma loja no estilo “direto da fábrica” no terreno, na saída de Irati. A ideia, destaca, é aproveitar o aumento no fluxo de carros e caminhões originados pelo asfalto novo e criar um ponto de venda para comercializar os embutidos de carne suína.

“Vamos antecipar investimentos futuros por causa da rodovia. Com a pavimentação, esperamos oferecer um melhor acesso às pessoas, um melhor lugar para que elas cheguem até o nosso comércio. E, claro, vender mais, ampliando a oferta de emprego”, ressalta a empresária.

Para a dona de casa Valdeci Brito, moradora de uma localidade de Irati onde o asfalto já chegou, a obra tem outro significado: Ajuda, e muito, nas tarefas do dia a dia. “Esse asfalto é uma bênção. Todo mundo sofria bastante com o barro, nem dava para pensar em sair de casa quando chovia. E quando fazia sol, a poeira vinha com tudo. Aí não podíamos lavar a roupa e colocar para secar”, conta.

Quem aguarda a obra avançar, como a comerciante Maria Lídia Sabin, sabe dos benefícios que chegarão com ela. “É sujeira que só Deus sabe, por isso estamos felizes. A pavimentação vai trazer menos poeira e mais movimento no comércio”, diz, a comerciante, que é dona de uma pequena venda instalada na região desde 1956.

Já Paulo Linhares vive da lavoura. Planta de tudo para sobreviver. E vê na estrada um facilitador para a logística do serviço. “Ficamos mais perto da cidade com o asfalto. O Governo está fazendo algo que esperamos por mais de 50 anos”, diz.

Como serão as obras 

A pavimentação da PR-364 começa no entroncamento com a PR-151, em São Mateus do Sul, próximo à BR-476, e se estendem até o perímetro urbano de Irati. A maior parte do traçado existente será mantida – somente na chegada de Irati será construído um desvio para retirar o trânsito do bairro Riozinho.

Ainda em Irati, uma interseção em desnível fará a ligação da PR-364 e BR-153, no local próximo ao trecho conhecido como “curva da morte”, onde há grande movimento de veículos e pedestres e, como diz o nome popular, marcado por muitos acidentes graves.

O projeto contempla também a construção de uma nova ponte sobre o Rio Turvo, com 12 metros de extensão, acostamento e calçada, na área urbana de São Mateus do Sul. Será implantada ainda uma ciclofaixa, no trecho inicial da PR-364, em São Mateus do Sul, com aproximadamente três quilômetros de extensão.

Rebouças

Recentemente, a Assembleia Legislativa do Paraná aprovou a estadualização da estrada que liga Rebouças à PR 364, via Marmeleiro.  O DER foi notificado formalmente do fato e a via já entrou no Sistema Rodoviário Estadual. Com isso, segundo o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, a via poderá ser pavimentada. “Nós temos a condição de abrir um projeto para a cidade de Rebouças,  fazer a sua ligação com a rodovia. Isso, é um compromisso do governo, é um compromisso com Rebouças, porque a rodovia cruza o município, que tem todo direito de estar ligado a uma rodovia de progresso”, afirmou. 

Região está incluída no novo Anel de Integração do Paraná

Além da pavimentação da PR-364, a região também vai ser beneficiada com a melhoria da infraestrutura rodoviária, a partir do novo programa de concessão rodoviária que Estado e União colocaram em andamento. A programação é incluir a BR-476, conhecida como Rodovia do Xisto, na licitação que ocorrerá em 2021.

No total, o Paraná terá 4,1 mil quilômetros de rodovias administradas pela iniciativa privada, que devem receber R$ 100 bilhões em investimentos nos próximos 30 anos. Com o novo Anel de Integração o Paraná terá o maior pacote de concessões de rodovias do governo federal.

O traçado desenhado pelo Governo do Estado e pela União incorpora ao polígono original (2,5 mil quilômetros) mais três rodovias estaduais – a PR-092 (Norte Pioneiro), a PR-323 (Noroeste) e a PR-280 (Sudoeste) –, trechos das BRs 163, 153 e 476 e os contornos de Londrina, Ponta Grossa e Cascavel, que somam 1,6 mil quilômetros.

De acordo com o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, a pretensão do Estado é de incluir nos novos contratos de pedágio a obrigatoriedade da duplicação da BR 277 entre Foz do Iguaçu e Paranaguá, o que beneficiará Irati e região.

Ainda segundo ele, não deverá ser incluído na concessão o trecho da PR 153 entre Paulo Frontin e Irati, passando por Mallet, Rio Azul e Rebouças.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul, com informações Agência Estadual

Fotos: Ciro Ivatiuk/Hoje Centro Sul e Agência Estadual

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