Já estão prontos os primeiros 6 quilômetros do asfalto na estrada entre Irati e São Mateus

Por Redação 3 min de leitura

As obras, que tiveram início em março de 2019, prosseguem em ritmo quase normal mesmo com a pandemia. A previsão é que o término ocorra em 2021

Em execução, as obras de pavimentação dos 49 quilômetros da estrada entre Irati e São Mateus do Sul, PR-364, foram vistoriadas na última terça-feira (23), pelo secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, e pelo diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Fernando Furiatti Sabóia.

O acompanhamento é feito periodicamente. “Sempre a nossa preocupação é com o cronograma da obra e com a qualidade da obra, essa é a função principal, a fiscalização da aplicação do dinheiro público”, disse Sandro.

As obras tiveram início em março de 2019 e têm previsão de término em 2021. O investimento é de pouco mais de R$ 108 milhões. “É um investimento grandioso, de uma obra aguardada há muitos anos, então ela tem que ficar muito bem feita”, defende o secretário.

Até agora, já foram executados os primeiros quilômetros de pavimentação e outros serviços que antecedem a colocação do asfalto, explica Furiatti. “Diante desta pandemia estamos conseguindo manter o ritmo das obras quase normal, estamos já com 6 quilômetros de pavimento concluído, 12 quilômetros de terraplanagem já em execução e já estamos trabalhando com as sondagens [de solo] até o final do trecho que vai ser pavimentado”, relata.

O governador, Ratinho Júnior também comenta o andamento da obra.  “Colocamos para rodar uma obra que foi lançada muitas vezes. Feliz por poder contribuir com o desenvolvimento da região, esse é o compromisso do Governo do Estado. Cortamos mordomias justamente para sobrar dinheiro e ajudar cidades tão importantes quanto São Mateus, Irati e Rebouças”, afirma Ratinho Junior. “É mais uma ação com foco no desenvolvimento e na geração de emprego e renda para os paranaenses”, acrescenta.

O prefeito de Irati, Jorge Derbli, também destaca o impacto positivo da obra para a economia regional. “A área por onde a estrada passa é predominantemente agrícola e a obra vai dar melhor escoamento à safra de grãos”, afirma. “É mesmo um sonho realizado. Todo mundo prometeu, mas agora a obra está acontecendo de verdade”, completa Derbli.

Outro ponto importante é que a pavimentação ajudará a desafogar o tráfego na PR-151, que cruza o Paraná e suporta o tráfego de caminhões vindos do Sul em direção a São Paulo e ao Porto de Paranaguá. De acordo com o prefeito de São Mateus do Sul, Luiz Adyr,  “a  arrecadação dos municípios também vai aumentar, fortalecendo as duas cidades e a região como um todo”. 

A estimativa é que a pavimentação da PR 364 reduzirá em mais da metade o tempo para percorrer a distância entre Irati e São Mateus do Sul. Além disso, segundo o secretário de Infraestrutura e Logística, as obras na rodovia garantirão que ele suporte o aumento do fluxo de veículos por muitos anos, o que não se verifica em diversas rodovias que cortam o estado e que precisam de modernização. 

População já percebe os benefícios da obra

A região Centro Sul nunca mais será a mesma. A projeção é da empresária Karina Hartrampf Knopika. Proprietária de