Irati terá o Programa Família Acolhedora

Por Redação 3 min de leitura

O lançamento do Programa Família Acolhedora em Irati aconteceu na última quinta-feira (18), na Câmara Municipal. A solenidade integrou a programação festiva dos 112 anos de Emancipação Política do município.

O Programa Família Acolhedora é um sistema voltado para crianças e adolescentes afastados da família por medida de proteção e abrigados provisoriamente em residências de famílias acolhedoras, previamente cadastradas.

O prefeito Jorge Derbli enalteceu a iniciativa do Família Acolhedora em Irati. “É um programa que exigirá muito esforço e sensibilidade para a proteção e desenvolvimento destes menores, buscando o carinho de um lar, mesmo que provisório, mas que ofereça todo o amparo necessário. Estamos trabalhando muito próximos, Prefeitura e Governo do Estado, nestas ações de resgate social”.

A secretária de Assistência Social, Sybil Dietrich, destacou o objetivo do programa. “O principal objetivo é fortalecer o atendimento da rede em Irati, realizando um acolhimento responsável e em condições favoráveis, uma vez que o foco direto é o retorno desses acolhidos para a família de origem, a qual terá possibilidades de crescimento, deixando assim de estar em estado de vulnerabilidade social”, disse.

Durante o lançamento também estiveram presentes a chefe do Núcleo Regional da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho (SEJUF), Marisa Massa Lucas, o chefe do departamento de Assistência Social da SEJUF, Tadeu Mendes, os vereadores José Bodnar e Hélio de Mello, e o presidente da Câmara, Valdenei Cabral. Ainda participaram o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Reinaldo Wagner, e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Eva Dirce Portela, entre outras autoridades.

Como funciona

O programa Família Acolhedora é um serviço tipificado como de alta complexidade, sob responsabilidade da Secretaria de Assistência Social de Irati, que irá realizar o acolhimento provisório de crianças e adolescentes sob medida judicial, em famílias acolhedoras.

Uma equipe técnica formada por uma assistente social, psicólogo e pedagoga faz a seleção, habilitação e acompanhamento das famílias que acolherem crianças e adolescentes. Esta equipe técnica tem um limite previsto de 15 famílias para acompanhamento.

As famílias que receberam crianças e adolescentes sob medida de proteção irão receber do município um subsídio financeiro no valor de um salário mínimo por criança ou adolescente e, em casos de crianças e adolescentes com deficiência ou com demanda especificas de saúde, o valor do subsídio pode ser ampliado para um terço do montante.

A equipe técnica do programa irá atender no CAM, situado à Rua Coronel Pires, 826. Maiores informações pelo telefone 3907 3110.

Proteção à mulher

O prefeito Jorge Derbli aproveitou o lançamento do  Programa Família Acolhedora para anunciar que está em desenvolvimento em Irati, também na área da Assistência Social, o Projeto MUVV, um Departamento de Proteção à Mulher Vítima de Violência.

Texto/Foto: Assessoria PMI