Irati terá base do Samu
A implantaçãodo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Irati tomou rumos concretos na última semana. O município assinou, com o Ministério da Saúde, na sexta-feira (09) um termo de adesão para recebimento de ambulâncias UTI móvel. “É um termo de compromisso para a aquisição dessa ambulância. Sexta-feira foi o último dia e o prefeito Jorge Derbli assinou esse termo”, conta a secretária de Saúde, Magali de Camargo.
Com isso, está garantido que Irati participará do programa. “Nós assinamos esse termo e a prefeitura vai ter que fazer uma base, que o custeio será pela prefeitura. Estamos dentro de 28 municípios dos Campos Gerais e também entramos no programa, vamos ter implantação do Samu em pouco tempo. Em 90 dias, no máximo, vamos ter a implantação do Samu, com uma base, com helicóptero em Ponta Grossa para atender toda a região”, disse o prefeito Jorge Derbli. O terreno para a instalação da base ainda não foi escolhido, mas há conversas não oficiais para que o Corpo de Bombeiros de Irati possa ajudar neste início do programa.
Apesar da expectativa positiva e da implantação ser em um curto período de tempo , ainda não há prazo definido para o funcionamento efetivo dos serviços do Samu em Irati. Ainda é preciso que os municípios entrem em acordo quanto a um consórcio para gerenciar o Samu e, segundo a secretária, o projeto também deverá seguir para análise da Câmara de Vereadores de Irati e para o Conselho de Saúde.
Nesta quarta-feira (14), às 13h, prefeituras da região irão se reunir na Amcespar para esclarecer as dúvidas que os gestores têm em relação ao Samu e sobre o custo dosserviços para cada município. A reunião terá a presença do diretor de Urgência da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná,Vinicius Filipak.
Convênio
Um dos desafios em relação à implantação do Samu é o custo que o serviço possui, em comparação com o tamanho das cidades. Por isso, o uso de consórcios para implementar o Samu é um dos meios que os munícipios têm encontrado para ter o serviço.
A secretária Magali de Camargo explica que desde 2012 havia a proposta de queos consórcios de saúde da Amcespar e dos Campos Gerais fizessem uma parceria para gerenciar o Samu. Contudo, no ano passado, uma nova proposta surgiu: a criação de um consórcio único para gerenciar apenas o Samu.“O ano passado foi levado uma nova proposta da formação de um consórcio independente dos outros, somente para gerenciar o Samu, e nesta ocasião foi apresentada a proposta e houve a assinatura de uma carta de intenções para formar o consórcio”, explica a secretária.
Com a proposta deste consórcio, segundo a secretária, Irati terá uma sede que possuirá uma UTI Móvel, mais uma ambulância com suporte básico, similar às que o munícipio já possui. Imbituva, Inácio Martins e Rio Azul também terão uma ambulância de suporte básico.
Ainda neste contexto sugerido, a gestão dos profissionais contratados para o Samu ficará a cargo do consórcio, que será criado. Além disso, a gerência técnica e administrativa do Samu ficará a cargo de

