facebook
18/03/2021

Irati tem Comitê das políticas públicas para a primeira infância

Irati tem Comitê das políticas públicas para a primeira infância

A Secretaria de Assistência Social de Irati instituiu esta semana, o Comitê de Gestão Intersetorial das Políticas Públicas para a Primeira Infância. A proposta central é discutir e elaborar o Plano Municipal para a Primeira Infância no Município. Primeira Infância é o período da vida que vai da gestação até os seis anos de idade.

O Plano Municipal é um documento que estabelece planejamento de longo prazo para implantação de ações que tenham como base os direitos das crianças de forma intersetorial. Inclui também a sociedade, para que sejam agregados esforços, recursos, propostas e ações, criando uma estrutura interligada de políticas públicas direcionadas à efetivação dos direitos das crianças.

A proposta de planejamento de longo prazo, com compromissos firmados, tem objetivo que essa política transcenda gestões, garantindo sua continuidade, e fazendo deste um Plano de Estado, e não somente um plano de governo.

O Comitê é composto de membros da sociedade civil e das secretarias municipais que, após as indicações de seus representantes, irão iniciar reuniões para discutir e debater a questão da primeira infância em Irati, propondo ações para diversas secretarias para contemplar esse público.

Para a secretária de Assistência Social, Sybil Dietrich, “esse é mais um avanço da gestão em legitimar esse Comitê e, além disso, dar início à elaboração do Plano e torná-lo efetivo na garantia dos direitos de crianças”.

Texto/foto: Assessoria PMI

COMENTÁRIOS