facebook

Irati recebe recursos para construção 6,2 km de ciclovias

08/04/2022

Irati recebe recursos para construção 6,2 km de ciclovias

Em breve, os ciclistas de Irati poderão contar com mais um trecho de ciclovia. O município recebeu recursos na ordem de R$ 1,8 milhão a fundo perdido do governo do Estado, por meio de emenda parlamentar do deputado estadual, Nelson Justus, que visitou Irati na quarta-feira (06). No total, serão construídos 6,188 km de ciclovias em faixa dupla, com 2,5 m de largura. As obras incluem serviços de terraplanagem, base e sub-base, pavimentação, adaptações no meio-fio e nas calçadas, urbanização e pintura de faixas e sinalização horizontal. Também serão colocadas placas de sinalização vertical e de comunicação visual.

Em alguns locais, os passeios e meios-fios serão substituídos, parcialmente, para adequação. Em outros pontos, será feito um trabalho de tapa-buracos. O novo trecho de ciclovia, que deve ser licitado nos próximos meses, integra o grande projeto da construção de ciclovias em Irati, de acordo com o prefeito Jorge Derbli.

 “Nós temos um projeto de governo de 30 km de ciclovias em Irati. Já tínhamos feito 2 km, e agora, ganhamos mais 6 km com este recurso, e daremos continuidade para melhorar as condições dos ciclistas e pedestres em Irati. Não podemos pensar somente em veículos, mas também nas pessoas. Para quem anda de bicicleta, esta ciclovia vai facilitar muito o trânsito das pessoas que moram nos bairros e precisam ir ao centro para trabalhar e estudar”, frisou o prefeito.

O secretário de Esportes e Lazer, André Demczuk, salienta que o transporte por meio da bicicleta traz contribuição ambiental e econômica, promovendo menos poluição e uso de veículos. “A bicicleta ainda promove a atividade física e o lazer. Então, englobamos todas essas capacidades com a construção de ciclovias”, diz Demczuk, ressaltando que ainda há muito a se fazer e que, com certeza, os 30 km serão construídos pela gestão.

Nelson Justus destacou a importância do projeto. “A questão da ciclovia é um projeto maravilhoso. É nisso que temos que investir: na qualidade de vida dos nossos moradores, sejam jovens, idosos, esportistas, todos querem um espaço para viverem bem”, comentou Justus.

Locais

O novo trecho de ciclovia passará pelas seguintes ruas:

Rua da liberdade, entre as Ruas 15 de Novembro e Carlos Thoms;

Rua Conselheiro Zacarias, entre as Ruas Carlos Thoms e Albino Grigoletti;

Rua Albino Grigoletti, entre as Ruas Conselheiro Zacarias e João Batista Guerreiro,

Rua João Batista Guerreiro, entre as Ruas Albino Grigoletti e Nestor Clair

Rua Nestor Clair, entre as Ruas João Batista Guerreiro e Walter Thoms

Rua Walter Thoms, entre a Rua Nestor Clair e Alameda Virgílio Moreira

Alameda Virgílio Moreira, entre a Rua Walter Thoms e rotatória da Avenida José Galicioli

Rua Dr. Armando Van Der Lars, entre a Avenida Vicente Machado e Rua Abílio Carvalho Bastos

Rua Abilio Carvalho Bastos, entre a Rua Dr. Armando Van der Lars e Avenida Getúlio Vargas

Avenida Getúlio Vargas, entre as Ruas Abílio de Carvalho Bastos e Ivaí

Rua Doutor João Cândido Ferreira, entre as Ruas Caetano Zarpellon e Doutor Amando Van der Lars

Texto/Foto: Assessoria PMI

Comentários

Edição 1404 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580