Irati recebe premiações ouro e bronze do Sebrae por apoio a micro e pequena empresa

Por Redação 3 min de leitura

Devido à evolução no Índice de Desenvolvimento de Ambiente de Negócios Municipal (IDAN-M), Irati recebeu a premiação ouro pelos avanços alcançados

Irati foi um dos municípios paranaenses reconhecidos pela melhoria no seu ambiente de negócios. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PR), através de uma premiação, enalteceu as ações que englobam políticas públicas, inovação, entre outros aspectos que fomentam o desenvolvimento econômico local.

Ao todo, foram 93 municípios paranaenses reconhecidos com o Prêmio Cidade Empreendedora, nas categorias Ouro, Prata e Bronze, por apresentarem melhorias no ambiente de negócios. A premiação ocorreu durante o Encontro Estadual dos Comitês dos Pequenos Negócios, promovido pelo Sebrae-PR com apoio do Fórum Paranaense da Micro e Pequena Empresa (Fopeme), reunindo cerca de 700 pessoas de todo o estado em Foz do Iguaçu, nos dias 08 e 09 de novembro.

A classificação para o prêmio foi realizada conforme a evolução no Índice de Desenvolvimento de Ambiente de Negócios Municipal (IDAN-M), que contempla os critérios: políticas públicas; acesso a mercados; acesso a crédito; simplificação e desburocratização; liderança e governança; associativismo; e inovação.

Foram 135 municípios participantes do programa Cidade Empreendedora no Paraná avaliados para a premiação: 30 conquistaram a pontuação Ouro, entre eles, Irati. O município ainda recebeu Bronze pelo trabalho realizado na Sala do Empreendedor e Ouro pelo Comitê Territorial Vale dos Pinheirais.

De acordo com a prefeita em exercício, Ieda Waydzik, as premiações são resultado de ações que visam orientar os pequenos e microempreendedores, além das mulheres empreendedoras, e de ações como a criação de uma lei de inovação e da Secretaria Municipal de Inovação, que está vinculada ao Planejamento. “Em Irati buscamos proporcionar esse ambiente, com acesso à informação, com visão do que podemos melhorar para que negócios prosperem na nossa cidade. Também prezamos tratar os empresários com empatia, fornecendo orientações, tirando dúvidas na Sala do Empreendedor”.

O secretário municipal de Planejamento e Inovação, João Almeida Junior, explica que há aproximadamente dois anos Irati busca criar esse ambiente propício de negócios. “Fomos orientados pelo Sebrae e em parceria com a Secretaria de Indústria e Comércio topamos o desafio”.

Classificação Ouro, Prata e Bronze

Irati e outros 29 municípios paranaenses (dentre os quais a capital do Estado, Curitiba) conquistaram a classificação máxima, Ouro, dentre os 135 municípios participantes do Programa Cidade Empreendedora. Outros 44 municípios obtiveram Prata e 19 conseguiram Bronze.

A classificação para a premiação estadual é realizada conforme a evolução no Índice de Desenvolvimento de Ambiente de Negócios Municipal (IDAN-M).

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul, com informações Assessoria PMI

Fotos: Assessoria PMI