facebook
10/06/2021

Irati realizará 10ª edição do “Bloomsday” no próximo dia 16

Irati realizará 10ª edição do “Bloomsday” no próximo dia 16

Com o tema “Eu digo sim ao podcast”, Irati realizará, no próximo dia 16 de junho, a 10ª edição do “Bloomsday”, evento realizado em todo o mundo em alusão ao personagem Leopold Bloom, do romance “Ulisses”, publicado em 1922 pelo irlandês James Joyce. Por conta da pandemia de Covid-19, o encontro acontecerá de forma online pela plataforma Google Meet e será transmitido pelo Youtube através do link www.youtube.com/watch?v=KVwa1GwoZZ0 a partir das 19 h, em parceria com o Departamento de Letras (DELET) da Unicentro.

O Bloomsday foi realizado pela primeira vez em Irati no ano de 2012, sob a coordenação do professor Edson Santos Silva, tendo como palco ambientes físicos específicos.

O livro – Classificado como modernista, o romance “Ulisses” é descrito por estudiosos da literatura como uma adaptação moderna do poema épico “Odisseia”, de Homero, escrito na Grécia Antiga, cuja narrativa conta a história do regresso de Odisseu (na mitologia romana conhecido como Ulisses), herói da Guerra de Troia e protagonista da adaptação. Ele levou dez anos para retornar à terra natal, Ítaca, depois da guerra, que também durou dez anos.

O romance conta a história de Leopold Bloom, judeu irlandês que vendia anúncios para um jornal impresso da cidade de Dublin, na Irlanda, em 1904. Através do olhar do personagem, o texto retrata a vida de um pequeno grupo de pessoas. A história descreve os diversos aspectos da experiência do homem, buscando mostrar as narrativas heroicas individuais de cada um.

Texto/foto: Assessoria PMI

COMENTÁRIOS