facebook

Irati não terá segundo turno nas eleições

Circula em Irati uma Fake News, uma mentira, que a cidade terá segundo turno. Na região, nenhum município terá segundo turno. No Paraná, apenas 5 cidades terão segundo turno e no País, apenas 95

30/10/2020

Irati não terá segundo turno nas eleições

Somente municípios com mais de 200 mil eleitores poderão ter segundo turno de votação para a escolha de prefeito e vice-prefeito nas Eleições Municipais de 2020. Na região Centro Sul, nenhum município tem este número nem de habitantes, muito menos de eleitores. Irati, que é o maior município tem 44.567 eleitores.

“Aqui em Irati não tem segundo turno porque nós não temos o número mínimo de eleitores exigido pela legislação para ter o segundo turno. Então, quando a cidade tem mais de 200 mil eleitores, é que ela pode ter segundo turno”, explica a chefe do Cartório da 34ª Zona Eleitoral, Daisy Cler Filla Oliveira.

Ela acrescenta que, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), “apenas 95 municípios no País podem ter que realizar o segundo turno de votação, em razão desta quantidade de eleitores”. No Paraná, cinco municípios podem ter segundo turno: Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Ponta Grossa.

Curitiba tem 1.349.888 eleitores; Londrina 376.073; Maringá 279.500 eleitores;  Ponta Grossa 239.611; e Cascavel 223.090 eleitores. Todos os demais 394 municípios paranaenses têm menos de 200 mil eleitores e farão a escolha de seus prefeitos pela votação em apenas um turno.    

E nestes municípios com mais de 200 mil eleitores também não é certeza que haverá segundo turno.  Nestas 95 cidades, de acordo com a Constituição Federal (inciso II do artigo 29), deve haver eleição em segundo turno para prefeito quando no primeiro turno nenhum dos candidatos conseguir mais da metade dos votos válidos – que são os votos destinados a um candidato ou partido. Os votos brancos e nulos não são computados. 

Apesar de Irati não ter nem um terço do número de eleitores necessários para que possa ocorrer o segundo turno, a Fake News sobre a votação em dois turnos também circulou entre os mesários. 

A chefe do Cartório da 34ª Zona Eleitoral conta que foram recebidos alguns pedidos de liberação de eleitores convocados para trabalhar como mesários neste ano porque eles teriam compromisso no dia do segundo turno.  Daisy conta que a equipe do Cartório Eleitoral de Irati respondeu a eles: “Então não tem problema, está resolvido, Irati não tem segundo turno”.

Neste ano, o primeiro e o segundo turno do pleito foram adiados devido à pandemia de Covid-19, respectivamente, para os dias 15 e 29 de novembro, pela Emenda Constitucional nº 107/2020, promulgada pelo Congresso Nacional em 2 de julho.

Atingiram 200 mil eleitores

De acordo com o TSE, das eleições de 2016 para as de 2020, mais três cidades brasileiras alcançaram o eleitorado que possibilita a realização de um segundo turno para prefeito e vice-prefeito. São elas: Ribeirão das Neves (MG), Paulista (PE) e Petrolina (PE).

São Paulo (SP) continua a ser o município com o maior eleitorado do Brasil, com 8,9 milhões de eleitores.

 

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul

Foto: Arquivo/Hoje Centro Sul

 

Anexo [download]

Comentários

🗞️📰 Edição 1580 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580