18/03/2024
A Prefeitura Municipal de Irati, em parceria com o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, está mobilizando a comunidade em uma ampla campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como a dengue. A iniciativa representa um esforço conjunto para erradicar os focos do mosquito em todo o estado do Paraná, seguindo a orientação do Governo Estadual.
Um dos destaques da campanha foi a "Hora D", que aconteceu nesta quinta-feira (14), das 9h às 10h. Nesse período, a cidade de Irati paralisou suas atividades normais para realizar uma limpeza coletiva em estabelecimentos comerciais, residências, áreas de convívio, escolas e espaços públicos.
A mobilização teve início em frente à Prefeitura Municipal de Irati por volta das 8h30 e cada secretaria municipal ficou responsável pela limpeza de pontos da cidade, totalizando 83 locais que foram distribuídos entre as secretarias para a limpeza pelos servidores públicos.
Em meio a preocupações crescentes com a propagação da doença, o secretário municipal de Saúde, João Almeida Junior destacou a importância da mobilização pública, fazendo um paralelo com a resposta eficaz da população.
“Essa mobilização é em toda a cidade para que a população entenda a participação dela neste momento. Nós estamos em um momento difícil, onde a dengue pode mudar o quadro a qualquer momento e, assim como a população se mobilizou lá atrás, como foi com a Covid-19, que nós tivemos uma situação até que controlada aqui em Irati, nós queremos isso com a dengue; não queremos que aconteça como em outras cidades onde até mesmo crianças estão morrendo”, enfatizou o secretário.
O prefeito Jorge Derbli também ressaltou a necessidade premente de ação coletiva no combate à dengue em Irati. “O motivo principal é para nós pararmos, todo mundo parar, para realmente enfrentar o problema da dengue, porque nós escutamos as notícias, mas nós não paramos para fazer o trabalho e esperamos que a população venha a aderir a este movimento”, destacou.
A campanha
A “Hora D” realizada na quinta-feira em Irati faz parte da campanha “Dengue Aqui não se Cria”, impulsionada pela primeira dama Luciana Saito Massa, e teve início na segunda-feira, 11 de março. O município de Irati está promovendo ações educativas em escolas municipais, empresas e órgãos públicos, buscando conscientizar a população sobre a importância de eliminar possíveis criadouros do mosquito.
Essa mobilização visa intensificar os esforços de prevenção e controle do Aedes aegypti, garantindo um ambiente mais seguro e protegido contra a propagação de doenças.
Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul
Fotos: Lenon Diego Gauron/Hoje Centro Sul