facebook
06/11/2020

Irati ganha Programa Viver, de inclusão digital, do Governo Federal

Irati ganha Programa Viver, de inclusão digital, do Governo Federal

Irati recebeu esta semana um comunicado da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, que o Município será contemplado com uma sala de inclusão digital para idosos do “Programa Viver - Envelhecimento Ativo e Saudável” do Governo Federal.

A notícia foi recebida com euforia pela Secretaria de Assistência Social, pelo Departamento de Política da Pessoa Idosa e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, pois Irati já havia aderido ao referido programa, mas a viabilização do benefício veio de forma mais rápida pelo destaque que o Município ganhou a nível nacional nas ações que vem desenvolvendo em prol deste público.

A sala de inclusão digital é composta por oito computadores, oito webcams, um projetor de imagem e uma impressora, que serão utilizados para diversas atividades com os idosos, ampliando as ações pautadas nos direitos desta população.

Além dos computadores e periféricos, será necessário repassar aos idosos noções básicas de hardware, como CPU, mouse, teclado, monitor de vídeo, noções básicas de software como organização e armazenamento de documentos, editores de texto simples e ferramentas de cálculo. E, principalmente, noções básicas de internet, envolvendo principais navegadores e ferramentas de busca, ferramentas de comunicação e redes sociais, calendário, agenda e outras tecnologias, uso consciente e cuidados com vírus e programas maliciosos, além de sites de interesse do público-alvo.

O repasse dos equipamentos está previsto para acontecer esse ano, e o início das atividades em maio de 2021, seguindo todos os cuidados e as medidas sanitárias.

Trajetória de envelhecimento

O Programa Viver tem como foco inserir a pessoa idosa no contexto atual da ampliação das habilidades necessárias à qualidade de vida para um Envelhecimento Ativo e Saudável.

A população brasileira está em trajetória de envelhecimento e, até 2060, o percentual de pessoas com mais de 65 anos será 25,5%; ou seja, um em cada quatro brasileiros será idoso, segundo aponta a projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A Pesquisa confirma o fenômeno do envelhecimento acelerado em nosso país na análise do período de 2010 -2060. Nesse contexto demográfico, as projeções também vislumbram a continuação dos ganhos em anos de vida: masculina entre 85 e 90 anos, e feminina na faixa de 90 a 95 anos.

A inclusão da pessoa idosa na tecnologia digital é um instrumento libertador e emancipatório, que resulta na autonomia e na ampliação dos limites da convivência familiar e social.

O Programa Viver busca proporcionar a esse segmento um leque de opções de aprendizados e fomentar conhecimentos e avanços intelectuais, fora do seu ambiente cotidiano, minimizando a lacuna existente entre as pessoas idosas e a vida moderna, tendo em vista a importância que a informática e a internet assumiram no cotidiano da humanidade.

Texto/Foto: Assessoria PMI

COMENTÁRIOS