facebook

Irati ganha Programa Viver, de inclusão digital, do Governo Federal

06/11/2020

Irati ganha Programa Viver, de inclusão digital, do Governo Federal

Irati recebeu esta semana um comunicado da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, que o Município será contemplado com uma sala de inclusão digital para idosos do “Programa Viver - Envelhecimento Ativo e Saudável” do Governo Federal.

A notícia foi recebida com euforia pela Secretaria de Assistência Social, pelo Departamento de Política da Pessoa Idosa e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, pois Irati já havia aderido ao referido programa, mas a viabilização do benefício veio de forma mais rápida pelo destaque que o Município ganhou a nível nacional nas ações que vem desenvolvendo em prol deste público.

A sala de inclusão digital é composta por oito computadores, oito webcams, um projetor de imagem e uma impressora, que serão utilizados para diversas atividades com os idosos, ampliando as ações pautadas nos direitos desta população.

Além dos computadores e periféricos, será necessário repassar aos idosos noções básicas de hardware, como CPU, mouse, teclado, monitor de vídeo, noções básicas de software como organização e armazenamento de documentos, editores de texto simples e ferramentas de cálculo. E, principalmente, noções básicas de internet, envolvendo principais navegadores e ferramentas de busca, ferramentas de comunicação e redes sociais, calendário, agenda e outras tecnologias, uso consciente e cuidados com vírus e programas maliciosos, além de sites de interesse do público-alvo.

O repasse dos equipamentos está previsto para acontecer esse ano, e o início das atividades em maio de 2021, seguindo todos os cuidados e as medidas sanitárias.

Trajetória de envelhecimento

O Programa Viver tem como foco inserir a pessoa idosa no contexto atual da ampliação das habilidades necessárias à qualidade de vida para um Envelhecimento Ativo e Saudável.

A população brasileira está em trajetória de envelhecimento e, até 2060, o percentual de pessoas com mais de 65 anos será 25,5%; ou seja, um em cada quatro brasileiros será idoso, segundo aponta a projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A Pesquisa confirma o fenômeno do envelhecimento acelerado em nosso país na análise do período de 2010 -2060. Nesse contexto demográfico, as projeções também vislumbram a continuação dos ganhos em anos de vida: masculina entre 85 e 90 anos, e feminina na faixa de 90 a 95 anos.

A inclusão da pessoa idosa na tecnologia digital é um instrumento libertador e emancipatório, que resulta na autonomia e na ampliação dos limites da convivência familiar e social.

O Programa Viver busca proporcionar a esse segmento um leque de opções de aprendizados e fomentar conhecimentos e avanços intelectuais, fora do seu ambiente cotidiano, minimizando a lacuna existente entre as pessoas idosas e a vida moderna, tendo em vista a importância que a informática e a internet assumiram no cotidiano da humanidade.

Texto/Foto: Assessoria PMI

Comentários

🗞️📰 Edição 1574 - Já nas bancas
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580