Irati ganha Centro Universitário Campo Real

Por Redação 3 min de leitura

 

Na tarde de hoje (16), Irati consolidou a vinda de mais uma importante conquista para a área da educação superior no Município. O prefeito Jorge Derbli, acompanhado de alguns secretários e vereadores, participou da visita às futuras instalações do Centro Universitário Campo Real, campus Irati.
Junto ao reitor daquela universidade, o professor Edson Aires da Silva e de sua equipe técnica, o prefeito pode se inteirar do princípio do projeto que vai transformar o antigo colégio Sagrado Coração (Congregação das Irmãs Franciscanas do Coração de Maria – conhecido como o “Colégio das Irmãs”), localizado no limite dos bairros Riozinho e Engenheiro Gutierrez, no mais novo empreendimento educacional de Irati. O local está sem funcionamento desde a década de 90. 

O Centro Universitário Campo Real adquiriu toda a área do antigo estabelecimento de ensino, estimada em dois alqueires e, a partir de amanhã, dia 17, dará início ao processo de reforma, restauração e reestruturação do prédio. A arquitetura original da edificação, que é histórica, será mantida.
“É um momento histórico para a Universidade Campo Real e também para o município de Irati, atendendo uma expectativa muito grande de todos que é a aquisição desta área para implantação de um campus que já havia sendo discutido há muito tempo”, declarou o reitor Aires.
O professor também comentou que uma região muito grande passará a ser atendida pelo campus Irati e que, inclusive, com a universidade instalada aqui, acadêmicos iratienses não precisarão mais se deslocar aos municípios vizinhos como Ponta Grossa, União da Vitória e Guarapuava.
Aires declarou que “a expectativa é fazer a reforma do prédio o mais rápido possível, efetuando todas as adaptações necessárias, para que a partir do ano que vem, ocorra a implantação do Centro Universitário Campo Real campus Irati e o início dos novos cursos”. O reitor disse que ainda estão em fase de estudos os cursos que serão definidos para Irati, mas já há levantamentos que apontam para cinco cursos iniciais que seriam implantados: Direito, Administração e Engenharia Civil, além de outros dois na área de saúde, que podem ser Enfermagem e Biomedicina. Estas propostas, segundo ele, estão sendo amadurecidas e ainda este ano serão divulgadas para que Irati e região fiquem sabendo o que a Campo Real irá oferecer aqui.
“É um presente para Irati. Um grande investimento que marca a realidade do Município e que vai trazer benefícios imensos”, comemorou o prefeito Jorge Derbli. Para o prefeito, mais que o conforto dos alunos de Irati poderem evitar o deslocamento aos outros campis, a nova universidade terá impacto regional em todos os municípios que compõem a Amcespar, e formará profissionais que poderão atuar inclusive em Irati e região.
Derbli também citou a importante participação da doutora Mitzy de Lima Santos no processo de atração do Centro Universitário Campo Real para Irati. “Ela teve papel fundamental na interlocução com a direção da universidade, e auxiliando no processo de contato com os proprietários deste imóvel que são de São Paulo. Sem dúvida, foi um elo da corrent