Irati fará mudanças no sistema de saúde municipal

Por Redação 3 min de leitura

O objetivo é melhorar a atenção primária e as ações preventivas em médio e longo prazo, além de reduzir a fila de espera para consultas e exames, em curto prazo, através de mutirões

De acordo com a lei, municípios brasileiros devem investir, no mínimo, 15% do orçamento em saúde. Em Irati, em 2022, o percentual ultrapassou 22%. Somente de recursos próprios foram mais de R$ 32 milhões, além de R$ 10 milhões de recursos vinculados, sendo um dos setores que mais recebe investimentos. E neste início de ano, mudanças estão acontecendo para melhorar os serviços oferecidos.

Até março, de mais três equipes de Estratégia da Saúde da Família (ESF) serão implantadas em Irati, uma no bairro Fósforo e duas na Unidade de Saúde Ildefonso Zanetti, no centro da cidade. “Até o final do ano pretendemos aumentar essas equipes. A atenção primária é a base, e se bem feita, significa uma população mais saudável. Com esse trabalho queremos diminuir internamentos, encaminhamentos para especialistas pelos casos se tornarem mais graves”, explica o secretário municipal de Saúde, João Almeida Junior.

Outra ação será a diminuição das filas de espera para consultas e exames, inclusive com realizações de mutirões e uso de telemedicina para situações em que não tenham especialistas disponíveis na região.

👉 ​ Receba as notícias do Hoje Centro Sul no seu celular

“Temos que nos colocar sempre no lugar daquele que precisa do atendimento, buscar a humanização. Vamos a curto prazo realizar mudanças para ofertar um serviço de mais qualidade”, afirmou o prefeito de Irati, Jorge Derbli.

A saúde da mulher vai ganhar atenção especial. Em março deve ser inaugurada a nova Clínica da Mulher, na região central da cidade, facilitando o acesso, e será lançado o programa Mãe Iratiense, voltado às gestantes.

Informatização

A Secretaria Municipal de Saúde passa por um processo de modernização. Todas as unidades estão sendo interligadas e passam a fazer parte de um sistema inovador, que em breve poderá ser acompanhado pelos usuários. Com essa medida, haverá maior agilidade e precisão nos atendimentos aos pacientes.

Reestruturação administrativa

Devido à alta demanda de serviços e para que todo o planejamento seja efetivado, a Prefeitura de Irati criou três cargos de direção para a Secretaria de Saúde, os quais foram aprovados pela Câmara de Vereadores e devem colaborar para haja mais agilidade e assertividade nas ações.

Da Redação/Hoje Centro Sul, com informações Assessoria PMI

Foto: Assessoria PMI