facebook
15/05/2020

Irati esclarece como será o atendimento hospitalar a pacientes com COVID-19

Irati esclarece como será o atendimento hospitalar a pacientes com COVID-19

A Santa Casa de Irati possui seis leitos disponíveis para atender pacientes diagnosticados com coronavírus que apresentarem sintomas graves, sendo dois no Pronto Socorro e quatro numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que foi implantada.

Caso todos os leitos de UTI disponíveis na cidade sejam ocupados, os pacientes serão encaminhados para as unidades de referência da região, que são os hospitais do Rocio, em Campo Largo, e Regional, em Ponta Grossa.

Na hipótese de mesmo assim faltem leitos para o atendimento aos pacientes, o município de Irati poderá buscar vagas na Central de Leitos do Paraná, que é regulada pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA) e reúne todos os leitos disponíveis no estado.

Esses esclarecimentos sobre como será o atendimento hospitalar a pacientes de Irati com coronavírus foram prestados pelo prefeito Jorge Derbli, e pela secretária municipal de Saúde, Jussara Aparecida Kublinski Hassen, em entrevista à rádio Najuá.

Primeiro atendimento

O primeiro atendimento para uma pessoa com sintomas graves de COVID-19 será realizado no Pronto Atendimento (PA) do município e não na Santa Casa. No PA, haverá estabilização do caso e transferência para Santa Casa.

Diante de uma forte suspeita de Covid-19, a Santa Casa irá encaminhar o paciente para o hospital de referência na região.

Respiradores

Irati  conta com oito respiradores aptos a atender os pacientes que necessitarem de ventilação mecânica. Dois aparelhos foram cedidos pela Santa Casa para ficarem à disposição no Pronto Atendimento (PA) da Vila São João.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul, com informações Najuá

Foto: Assessoria da Santa Casa

COMENTÁRIOS