Irati é polo na região em relação ao atendimento médico às gestantes

Por Redação 3 min de leitura

Gestantes de Fernandes Pinheiro, Teixeira Soares, Imbituva e Rebouças têm de fazer o parto em Irati; Rio Azul e Mallet enviam as futuras mães para Irati dependendo o grau de risco da gravidez

Ao longo de nove meses, além do desenvolvimento de um bebê, ocorre o desenvolvimento de sua mãe. Durante esses meses de espera, o cuidado e o zelo para que tudo ocorra da melhor forma durante o parto são essenciais.

Na região, convênios com outras cidades ajudam para que a mãe e o bebê tenham a assistência necessária nesse momento especial. A maioria segue o que preconiza a Rede Mãe Paranaense, um programa do Governo Estadual que visa acompanhar a gestação e os primeiros anos de vida da criança.

Além de realizar consultas, exames e partos das gestantes iratienses, Irati também é referência para os municípios do Consórcio Intermunicipal de Saúde, que enviam suas gestantes, caso necessário . O município é referência para 4ª Regional de Saúde.

Fernandes Pinheiro

Em Fernandes Pinheiro, a maioria das consultas é realizada no munícipio. São dois Programas Saúde da Família (PSFs) que atendem as gestantes: um PSF na Sede, que atende gestantes da zona urbana e da comunidade de Assungui; e um PSF no Angaí, onde são atendidos as gestantes das demais comunidades do interior e os assentamentos. Em cada PSF há uma equipe da Estratégia da Saúde em Família.

Segundo a Secretaria de Saúde, quando há alguma gravidez de risco, os exames e consultas podem ser feitos em Irati, através de convênios, mas também continuam tendo acompanhamento de Fernandes Pinheiro. Outras gestantes também podem fazer exames em Irati, através de convênio.

É em Irati que também os partos são realizados. A Santa Casa possui convênio com o município e recebe as parturientes. O transporte pode ser realizado por conta própria, ou por veículo cedido pela prefeitura de Fernandes Pinheiro. O tipo de veículo enviado dependerá da solicitação realizada por telefone. Em caso de trabalho de parto, por exemplo, é enviada uma ambulância com um profissional para acompanhar a parturiente.

Imbituva

Assim como Fernandes Pinheiro, a maioria das consultas das gestantes em Imbituva é realizada no município, em unidades de saúde, PSFs e em uma unidade no centro. Os exames também são feitos em sua maioria no município. Ultrassom, e outros exames são realizados em Irati, através de convênios.

Os partos também são realizados em Irati. Em caso de gravidez de alto risco, a gestante também é acompanhada em Irati e Imbituva, sendo que ela pode ser transferida para Curitiba, caso a Santa Casa de Irati não tenha alguma especialidade de que se necessite.

Mallet

Em Mallet, as gestantes fazem as consultas de pré-natal em cinco unidades: duas na zona rural e três na zona urbana. As consultas são realizadas de acordo com o lugar de moradia de cada gestante.

Já os exames são divididos. Os exames laboratoriais são realizados em Mallet. Os de imagem são realizados em Irati e Porto União, através de convênios. Em Porto União, é realizada uma ecografia morfológica, oferecida a todas as gestante