Irati chegará aos 40 quilômetros de ruas pavimentadas na atual gestão

Por Redação 3 min de leitura

A Secretaria de Planejamento e Coordenação reuniu as obras de pavimentação do município no projeto “Asfalto Novo”, lançado nesta semana

“Concentrar para ter uma dimensão do quanto está sendo feito em Irati”. Com está proposta, o prefeito Jorge Derbli aproveitou o momento da entrega de uma Ordem de Serviço de Pavimentação para a empresa TCE Engenharia, na terça-feira (17), para reunir as obras de pavimentação terceirizadas já feitas, em andamento ou processo de licitação no projeto “Asfalto Novo”.  Ao todo são 286.833 metros quadrados de asfalto em 70 ruas do perímetro urbano de Irati e interior do município.

“É o maior projeto de pavimentação urbana e rural da história de Irati, não só em extensão em um único programa, mas em número de ruas e também beneficiando a zona rural”, afirmou o  secretário municipal de Planejamento e Coordenação, João Antônio Almeida Junior.  E ele complementa, “em média que cada rua em Irati tem sete metros de largura, então nós vamos atingir mais de 40 quilômetros de asfalto novo”.

De acordo com o prefeito, essas obras representam o cumprimento de um compromisso de pavimentação com o município de Irati. A maioria das ruas está situada nos bairros, sendo apenas quatro na área central da cidade. A definição dos locais que receberão as obras se deu a partir das reivindicações da população, feitas principalmente aos vereadores.

“Quero parabenizar o Executivo pela forma que colocou o projeto, através das reivindicações feitas pelos vereadores”, disse o presidente da Câmara Municipal de Irati, Nei Cabral.

De acordo com o secretário de Planejamento, ocorreu o cruzamento de dados dos levantamentos que o município já tinha, com os problemas que os vereadores trouxeram. “Por exemplo, o bairro DER, o bairro Santo Antônio, nós não temos nem como escolher as ruas, de tão deterioradas que estão. Estes dois bairros vamos fazer inteiros”, disse João Almeida Júnior.

Ordem de Serviço

O conjunto de lotes de pavimentação autorizados para a TCE Engenharia, nesta semana, engloba recursos municipais da ordem de R$ 11.540.548,93, dos quais R$ 10 milhões são provenientes do financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), produto lançado pela Caixa Econômica Federal para facilitar e ampliar a concessão de crédito para obras de saneamento ambiental, transporte, logística e energia.

Pelo projeto, serão realizados mais de 100.000 metros quadrados de recape, 22.909,75 metros de novas pavimentações, a serem feitas no prazo de dez meses.  

Novas pavimentações deverão ser executadas em ruas dos bairros Jardim Virgínia, Jardim Aeroporto, Vila São João e DER. No centro da cidade, a Rua Sete de Setembro ganhará revitalização em toda sua extensão.

Receberão recapes ruas dos bairros Canisianas, Colina Nossa Senhora das Graças, Centro, Alto da Glória, DER, Rio Bonito, Jardim Califórnia, Jardim Aeroporto, Vila São João e Stroparo.

No interior, estão contemplados neste projeto a pavimentação no Pinho de Baixo, dentro de Colônia Gonçalves Junior, no Cerro da Ponte Alta, no Rio do Couro, entre outras comunidades.

Os engenheiros Eliel Linhares e Leonardo Ferreira representaram a empresa TCE Engenharia na entrega da Ordem de Serviço. “O nosso comprometimento com o município é