facebook

Irati celebra Corpus Christi com os tradicionais tapetes e procissão nesta quinta-feira (30)

29/05/2024

Irati celebra Corpus Christi com os tradicionais tapetes e procissão nesta quinta-feira (30)

A tradicional celebração de Corpus Christi será realizada nesta quinta-feira, 30 de maio. Em Irati, o evento reunirá fiéis para a confecção dos tapetes, missa solene, procissão e bênção na Paróquia Nossa Senhora da Luz. As atividades terão início às 7h, com a participação de quatro paróquias da cidade na elaboração dos tapetes, seguindo o caminho já conhecido pelos fiéis

Neste ano, a tradicional celebração de Corpus Christi, uma importante data do calendário católico que homenageia o sacramento da Eucaristia, será comemorada no dia 30 de maio. Em Irati, a festividade reunirá fiéis para a confecção dos tapetes, além de incluir missa, procissão e bênção.

Segundo uma das coordenadoras da Pastoral Litúrgica da Matriz São Miguel, que é uma das quatro paróquias participantes da confecção dos tapetes, as atividades terão início às 7h. “Estamos bem animados, motivados, vamos ter a participação de todas as pastorais e movimentos aqui da Matriz São Miguel, de algumas capelas aqui da paróquia. Também estamos convidando o povo em geral para vir nos ajudar nessa confecção do tapete”, cita Angela Mascarello Calixto.

Ela menciona que os preparativos já estão em andamento e que materiais tradicionais, como serragem, serão usados na confecção dos tapetes. “O material utilizado é aquele de todos os anos. A gente está já se preparando com a serragem, estamos pedindo pó de café, casca de ovo, tampinhas, temos alguns moldes também para trabalhar, para fazer os desenhos”, conta Angela.

Celebração

A celebração da missa solene ocorre na  paróquia São Miguel, de onde sai a procissão pelas ruas da cidade, chegando na igreja Matriz Nossa Senhora da Luz. “A celebração será às 15 horas e, em seguida, logo após a celebração da Santa Missa, a haverá a procissão nas ruas, em algumas ruas aqui da nossa cidade, ali na Rua Barão do Rio Branco, depois já na rua Alfredo Bufren, até a Praça da Matriz Nossa Senhora da Luz, onde a procissão será finalizada na escadaria da igreja com a bênção do Santíssimo”, detalha Angela.

O padre Jorge Casimirski, pároco da Matriz Nossa Senhora da Luz, explica como será realizada a procissão, que seguirá o caminho tradicional já conhecido pelos fiéis. “Teremos a procissão com a presença do Santíssimo Sacramento, pelas ruas da cidade, descendo na frente da igreja ucraniana onde faremos uma parada, depois desceremos pela rua Alfredo Bufren, e vamos vindo até a matriz Nossa Senhora da Luz, onde teremos a benção com o Santíssimo Sacramento”, descreve o padre Jorge.

Durante a procissão haverá o acompanhamento do carro de som que instruirá os fiéis. Além disso, emissoras de rádio e outros veículos de comunicação de Irati farão a transmissão ao vivo do evento.

Divisão da confecção dos tapetes

A confecção dos tapes ficará por conta dos fiéis de quatro paróquias de Irati, que dividirão cada trecho do trajeto, como conta o padre Jorge Casimirski. “Os processos de enfeites desse trajeto, saindo da São Miguel até o início da rua Alfredo Bufren, será por conta da Paróquia São Miguel. Em seguida, será por conta da paróquia São João Batista até ali a esquina da Papelaria Freitas; e da Papelaria Freitas até o Luz Hotel, será por conta da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. E ali do Thoms, do Luz Hotel, até a Matriz, será por conta da Nossa Paróquia Nossa Senhora da Luz”, detalha.

Como são feitos os tapetes

Os tapetes de Corpus Christi são feitos utilizando diversos materiais, como serragem colorida, pó de café, erva de chimarrão, flores, galhos verdes, tampinhas de garrafa encapadas com papel laminado, cal, moldes com formatos variados e cartazes.

“Os fiéis se reúnem pela manhã em um local definido pela paróquia, levam os materiais que foram arrecadados e fazem algumas demarcações na rua para dividir os espaços dos desenhos, depois são contornados os desenhos com giz e preenchidos com os materiais. Cada comunidade da cidade tem seu espaço e pode decorá-lo como desejar”, comenta Elaine Rogal, coordenadora da Pastoral Catequética da Capela São Francisco, que pertence à paróquia Nossa Senhora da Luz.

Tradição de família

Elaine compartilha sua história de envolvimento com a tradição desde a infância, ressaltando como transmite a tradição às novas gerações. “Eu me encantei pelo tapete desde pequena, quando minha mãe me levava na Procissão de Corpus Christi e explicava sobre a importância. Quando eu tinha seis anos, minha avó levou minha tia e eu para ajudar a confeccionar o tapete, que, naquela época, começava às 5h da manhã. Minha avó sempre ajudou nas pastorais da igreja e assim passou a nos ensinar. Eu levei meu filho, com três anos, e depois minha sobrinha, com dois anos, e eles nunca pararam de ajudar. Eu sou da Pastoral Catequética da Capela São Francisco e junto com todos os catequistas ensinamos as crianças a ajudar na confecção”, descreve.

Ela explica que todos os anos os tapetes são confeccionados com dedicação e zelo para a passagem de Jesus. “A igreja católica faz essa festa para adorar e exaltar Jesus presente na Eucaristia, visto que nosso credo diz que o pão e o vinho se tornam verdadeiramente o corpo e o sangue de Cristo após a consagração feita durante a missa. O tapete é construído e decorado pelo povo com todo carinho e capricho para que Jesus possa passar”, finaliza.

Além da tradicional celebração, haverá missa às 10h e também 19h na Matriz Nossa Senhora da Luz nesta quinta-feira.

Texto: Lenon Diego Gauron

Fotos: Elaine Rogal/ Arquivo

Comentários

🗞️📰 Edição 1585 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580