facebook

Irati bate recorde de casos de Covid-19 em um único dia

13/11/2020

Irati bate recorde de casos de Covid-19 em um único dia

O município de Irati bateu o recorde no número de casos de Covid-19 em um único dia nesta quinta-feira (12). Ao todo, até às 14h30,  106 pessoas foram diagnosticadas com a doença. Com isso, a cidade subiu para 871 iratienses infectados desde o início da pandemia. No período de 3 a 12 de novembro foram registrados 370 casos da doença. Atualmente, quatro pessoas estão internadas, sendo três em leitos de enfermaria e uma na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

329 moradores que testaram positivo estão em isolamento domiciliar. Até o momento, 522 pacientes se recuperaram da infecção. 234 pessoas aguardam o resultado do teste laboratorial. 13 iratienses faleceram por complicações causadas pela doença.

A secretária de Saúde de Irati, Jussara Aparecida Kublinski Hassen, lamenta o fato das pessoas não respeitarem as medidas de combate ao coronavírus, o que causou o aumento de casos da doença, fazendo com que haja a sobrecarga do sistema de saúde. “Nós estamos muito tristes com isso. Porque nós vínhamos desde março trabalhando e pedindo cuidados, mas a população não acreditava no vírus. O vírus não tem vacina e não sabemos quando vai ter. Porque agora essas pessoas infectadas tiveram contato com dez, 12 pessoas. Com isso, estamos no colapso da saúde em Irati”, alerta. 

Jussara relata que a estrutura das unidades de saúde e de profissionais para atender os pacientes continua a mesma desde o início da pandemia. “Então para a população se conscientizar e ver que os nossos profissionais estão trabalhando dobrados. Há três meses, nós tínhamos duas pessoas positivas por dia. Hoje passam de 100. A nossa equipe continua a mesma, só que ela está trabalhando 24 horas para nós fazermos o máximo para cuidar da saúde da nossa população. Por favor, pensem também em nossos profissionais, eles adoecem também”, afirma a secretária. 

Ela relata que o município não está entregando um kit de medicamentos aos pacientes suspeitos ou infectados com a Covid-19. Cada situação está sendo avaliada individualmente pelo médico para receitar a medicação. “Cada paciente é avaliado pelo médico. O médico que vai dizer se você vai tomar hidroxicloroquina, ivermectina, se você vai tomar o tamiflu. Nós temos dois médicos para avaliar paciente a paciente. Mesmo porque se vem um mais grave já é direcionado para a Santa Casa”, explica Jussara. 

O provedor da Santa Casa de Irati, Ladislao Obrzut Neto, ressalta que a estrutura disponibilizada no ginásio do Parque Fortunato Colaço Vaz é a ideal para o atendimento dos pacientes. “Espero que a estrutura não encha. Ela tem 230 lugares disponíveis. Espero que seja igual agora, devagarinho, que o pico maior tenha passado. Provavelmente isso aqui [aumento de casos] estamos pegando o 12 de outubro, o feriado, agora dia 2, também feriado, tem algumas coisas acontecendo, então vamos aguardar que as coisas não piorem agora com eleição e natal”.

Restrições

Na segunda-feira passada, a prefeitura de Irati publicou um decreto proibindo a realização de reuniões e eventos em geral, como casamentos, aniversários, bodas, formaturas, bailes, danças e dinâmicas que gerem aglomerações em todos os estabelecimentos públicos e privados, exceto as celebrações e cultos religiosos. A entrada de menores de 12 anos em celebrações e cultos religiosos também foi proibida. A partir de agora também não está permitido o uso de brinquedos e equipamentos de academia ao ar livre de todos os parques e praças públicas. A prática de modalidades esportivas em espaços públicos também foi proibida. O decreto tem validade de 14 dias, ou seja, até o dia 22 de novembro. 

Jussara e Ladislao, que integram o Centro de Operações, Especiais e Fiscalização (COEF), afirmam que o órgão deve se reunir para discutir a possibilidade de restringir outras atividades no município em função do aumento de casos de Covid-19. 

Texto: Rodrigo Zub e Paulo Sava/Najuá

Foto: Paulo Sava/Najuá

Comentários

🗞️📰 Edição 1580 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580