Irati avança na sustentabilidade com o programa “Irati + Lixo Zero”

Por Redação 3 min de leitura

O programa busca aprimorar a coleta seletiva na cidade, garantindo a destinação correta dos resíduos e melhores condições de trabalho para os recicladores

A Prefeitura de Irati lançou oficialmente, no último dia 07, o programa ‘Irati + Lixo Zero’, no Complexo de Gestão de Resíduos Ambientais de Irati (Complexo Gari), com o objetivo de tornar a coleta seletiva mais eficiente e sustentável. A iniciativa conta com a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Tecnologia, Inovação e Planejamento, da Cooperativa Agropecuária e Industrial (COCAIR) e da Associação Malinowski, para reforçar o compromisso com a gestão responsável dos resíduos sólidos.

Durante o evento, o prefeito Emiliano Gomes destacou a importância da cooperação entre Poder Público, cooperativas, associações e empresas para o sucesso do programa. “Essa é uma grande preocupação da nossa gestão. Precisamos trabalhar com harmonia para que o projeto funcione e para isso, contamos com a participação ativa da população, separando corretamente os resíduos”, afirmou o prefeito.

👉 ​Receba as notícias do Hoje Centro Sul no seu celular

Conforme a secretária de Tecnologia, Inovação e Planejamento, Bruna Nadal, o Irati + Lixo Zero, foi pensado há meses, alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). A iniciativa reconhece que a preservação do meio ambiente é uma responsabilidade coletiva, visando não apenas o bem-estar desta geração, mas também garantindo um futuro mais sustentável para as próximas. “Cabe a nós, enquanto gestão pública, trazer as ferramentas necessárias e orientações de como gerir melhor o resíduo nosso de cada dia. E, como prefeitura, proporcionar toda a logística, para que tanto o consumo quanto a destinação, estejam ambientalmente corretas”, explicou Bruna.

Ao falar sobre o trabalho realizado no Complexo Gari, a secretária destacou o compromisso em oferecer sempre as melhores condições para que os trabalhadores desempenhem suas funções. Além disso, enfatizou os esforços na busca por compradores em potencial, visando aumentar a rentabilidade das famílias que dependem da venda dos resíduos para seu sustento. “Temos metas, que envolvem esse programa, e pretendemos tornar Irati referência na gestão de resíduos. Não mediremos esforços para ter a sustentabilidade como foco, em todas as ações”, afirmou.

A secretária de Meio Ambiente, Jaqueline Caetano, explicou que o programa busca promover a coleta seletiva da maneira mais eficiente possível, para garantir a destinação ambientalmente correta dos resíduos e proporcionar um ambiente de trabalho mais digno para os recicladores. “Nosso objetivo é que as pessoas que trabalham com a reciclagem tenham acesso apenas a materiais recicláveis, sem a presença de resíduos contaminantes”, ressaltou.

Luciane Malinowski, representante da Associação Malinowski, fez um apelo à população para que evite misturar resíduos orgânicos e materiais não recicláveis com os recicláveis. “Cada material separado corretamente fortalece nosso trabalho e garante nosso sustento. Pedimos à população que não descarte frald

Gostou? Compartilhe!