facebook
06/12/2021

Irati apresenta o Plano Decenal Municipal pela Primeira Infância

Com assessoria da deputada Leandre, o Plano foi debatido pelo comitê municipal pela primeira infância e será apresentado à sociedade

Irati apresenta o Plano Decenal Municipal pela Primeira Infância

A deputada federal Leandre Dal Ponte participou da Audiência Pública de apresentação do Plano Decenal Municipal pela Primeira Infância, na Associação dos Servidores Públicos Municipais de Irati, na tarde desta quinta-feira (02). A apresentação do plano foi feita pelo Comitê Municipal Pela Primeira Infância.

De acordo com a secretária de Assistência Social de Irati, Sybil Dietrich, o plano é resultado de profundo debate realizado pelo Comitê de Gestão de Políticas para a Primeira Infância, criado no início do ano. O comitê é composto de 20 representantes de vários segmentos da sociedade civil e da Administração Municipal.

"Ainda na época da campanha eleitoral, o prefeito Jorge Derbli e a vice-prefeita Ieda se comprometeram com a deputada Leandre em realizar o plano. Então, logo no início da gestão, nós fizemos uma reunião com a presença da deputada para conscientizar sobre o investimento do poder público na primeira infância”, lembra a secretária. 

Ao longo de 2021, o comitê fez várias reuniões para sistematizar o plano municipal. O primeiro passo, segundo a secretária, foi o levantamento de indicadores municipais nas áreas de saúde, educação, e proteção social. Além disso, foram elencadas as ações já realizadas no município em benefício das crianças de 0 a 6 anos. O próximo passo foi realizar grupos focais com  a presença de crianças, trabalhadores, pais e cuidadores para ouvir sugestões. 

“Com as informações em mãos, traçamos as metas e ações a serem realizadas na área da primeira infância, no município de Irati, pelos próximos 10 anos. E a Leandre foi de fundamental importância neste processo, principalmente na sensibilização dos agentes públicos”, completou Sybil. 

Após a audiência pública, o documento ficará disponível no site da prefeitura para colher sugestões da população. Em seguida, o Plano Decenal Municipal pela Primeira Infância será enviado para a Câmara de Vereadores. 

Luta Nacional

No final do ano passado, Leandre fez uma indicação (INC 1212/2020) que sugere ao Presidente da República o envio de um projeto de lei à Câmara dos Deputados para instituir o Plano Nacional da Primeira Infância, com vigência até 2030.

“O grande desafio das políticas públicas é a descontinuidade. Em especial quando ocorre trocas de governos ou gestores. Infelizmente, vemos um monte de trabalho, meses de dedicação e aprendizado simplesmente jogado fora. Não podemos mais permitir esse tipo de situação, ainda mais quando se tratam de crianças, pois a infância é um período muito importante na vida e na formação dos seres humanos. Precisamos que as políticas públicas sejam implementadas, monitoradas e avaliadas e não abandonadas porque o novo gestor não gosta do tema”, pontuou Leandre.

Texto: Assessoria DL

Fotos: Assessoria PMI

Galeria de Fotos

COMENTÁRIOS