Inácio Martins abre inscrições para interessados em participar do Programa Família Acolhedora

Por Redação 2 min de leitura

Famílias de Inácio Martins interessadas em acolher em suas residências crianças e adolescentes afastados pela Justiça do convívio dos pais ou responsáveis podem se cadastrar para participar do Programa Família Acolhedora.

O acolhimento é temporário e conta com o acompanhamento de uma equipe técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social de Inácio Martins até o retorno da criança ou do adolescente ao convívio com a família de origem, extensa ou, na impossibilidade, é feito o encaminhamento para adoção.

Quem são as crianças ou adolescentes acolhidos?

“São acolhidos, nesta modalidade de atendimento, crianças e adolescentes de 0 a 18 anos incompletos”, conta a secretária de Assistência Social e Habitação, Cleusy de Fátima Nascimento. São crianças e adolescentes afastados das famílias originais por medida de proteção, em função de abandono ou pelo fato de a família se encontrar temporariamente impossibilitada de cumprir suas funções de cuidado e proteção.

Quais as atribuições da família acolhedora?

Segundo Cleusy, a família acolhedora deve assumir os cuidados rotineiros com o acolhido, tais como educação, atendimento à saúde, proteção, etc. Tendo apoio da equipe técnica do município.

Qual a diferença entre acolhimento e adoção?

“Adoção e acolhimento são propostas inteiramente diferentes. O acolhimento é temporário, feito por meio de um termo de guarda provisória, solicitado pelo serviço de acolhimento e emitido pela autoridade judiciária para a família acolhedora previamente cadastrada. Adoção é uma medida excepcional, que segue trâmites legais próprios e não privilegia a família acolhedora”, finaliza a secretária.

Como fazer o cadastro?

As famílias interessadas devem entrar em contato pelo telefone (42) 3667-1347. Após o cadastro, a equipe do serviço fará uma avaliação e aquelas que atenderem ao perfil serão devidamente capacitadas para acolher a criança ou adolescente.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul, com informações Assessoria PMIM

Foto: Divulgação