Imposto de Renda: Destine parte para causas sociais e fortaleça ações voltadas à infância, juventude e à pessoa idosa
Ao declarar o Imposto de Renda, é possível direcionar uma parte do imposto devido para projetos sociais e públicos, beneficiando diretamente crianças, adolescentes e idosos. Em Irati, a Casa dos Conselhos oferece apoio às pessoas que desejam fazer a doação e auxiliar iniciativas locais de grande relevância. Além disso, para quem deseja ajudar outros projetos sociais, existe a plataforma IR do Bem, que permite o direcionamento do imposto para projetos que atendem diversas causas em todo o Brasil
👉 Receba as notícias do Hoje Centro Sul no seu celular
Muitas vezes, os impostos que pagamos ficam longe do alcance das nossas escolhas, mas há uma maneira de transformar uma parte deles em um investimento direto no bem-estar social. Com o Imposto de Renda (IR), contribuintes têm a oportunidade de destinar uma porcentagem para fundos que promovem ações em prol das crianças, adolescentes e idosos. Ao contrário do que muitos imaginam, essa prática é simples e pode contribuir com a vida de muitas pessoas.
Um direito e um gesto de cidadania
Apesar de parecer uma tarefa complicada, a contadora especialista em gestão financeira e pública Lislaine Aparecida Przybyszewski Panka explica que o processo de destinação do IR é mais simples do que muitos imaginam. “Se a pessoa entrar no site da Receita Federal, vai conseguir encontrar lá que os contribuintes podem destinar parte do IR a projetos sociais, isso ajuda a estimular, a incentivar os projetos que são voltados à proteção às crianças, adolescentes e aos idosos, no caso do imposto devido”, explica.
Esse mecanismo permite que uma porcentagem do dinheiro, que seria recolhido aos cofres públicos federais, seja direcionada para projetos e fundos que atuam na proteção de crianças, adolescentes e idosos em sua cidade. “Se o valor devido for, por exemplo, de 5 mil reais, ele poderia doar 300 reais, que seriam 6%. Dentro do sistema vai abrir a opção para ele fazer essa doação, com um limite de 3% para cada tipo de fundo”, complementa a contadora.
Ela explica que o sistema da Receita Federal é bastante intuitivo, facilitando o processo para o contribuinte. Ao preencher a declaração, o próprio sistema já calcula automaticamente a porcentagem disponível para destinação, tornando o processo simples para quem deseja apoiar causas sociais.
Impactos sociais
E o contribuinte pode destinar parte do Imposto de Renda para os Fundos Municipais de Irati. Segundo o secretário de Assistência Social de Irati, Denis Cezar Musial, essa iniciativa é fundamental para fortalecer as políticas públicas voltadas à infância, juventude e à pessoa idosa no município. “Existe uma legislação federal que permite a destinação do imposto de renda para dois fundos municipais, desde que eles estejam regularizados e habilitados, que é o caso do município de Irati. É possível a pessoa destinar uma porcentagem do imposto de renda, tanto a pessoa física, quanto a pessoa jurídica, além de que, essa porcentagem fica no município para as políticas públicas na área da infância e juventude e da pessoa idosa”, explica.
Ele