facebook
01/10/2021

Implante dentário promove aparência natural, segurança e qualidade de vida

Implante dentário promove aparência natural, segurança e qualidade de vida

Todos sabem da importância do sorriso na vida das pessoas e da utilidade dos dentes. Eles são primordiais para a qualidade de vida, saúde e boa aparência. Porém, ao longo dos anos pode ocorrer a perda de um ou mais dentes e para estes casos existe o implante dentário. A intervenção permite que a pessoa volte a sorrir com segurança e se alimente com a garantia de dentes resistentes, com aparência natural. “Quando você coloca novos dentes muda a história do paciente, muda sua vida”, destaca da cirurgiã dentista, Dra. Luciana Rohling. Ela explica que a falta de um ou mais dentes faz com que muitas pessoas deixem de sorrir ou até de comer o que gosta, seja pela dificuldade da mastigação ou porque com o uso da dentadura, esta fica caindo, saindo da boca.

Luciana aponta que, infelizmente, esta é a realidade de muitas pessoas e poder alterar a vida dos pacientes é o que a torna realizada em sua profissão. “É por isso que proporcionar e mudar o sorriso de pacientes com implantes dentários me deixa realizada, é fantástico participar dessas transformações”, diz.

Luciana Rohling é cirurgiã dentista, especialista em implantes dentários e prótese sobre implantes. A profissional explica como é feito o procedimento e quais são as vantagens que o implante dentário proporciona. “O implante dentário é um dispositivo altamente tecnológico, formado por duas partes: um pino de titânio, que tem o papel de raiz do dente e é fixado no osso da mandíbula ou maxilar; e a prótese ou coroa, que funciona como o dente artificial”, relata.

A cirurgiã dentista conta que a fixação do novo dente é possível graças à biocompatilidade do titânio, que é o único metal biocompatível com a estrutura óssea, o que reduz muito as chances de rejeição. Ela frisa que ao fazer um implante dentário a pessoa poderá mastigar e fazer a limpeza bucal como se tivesse dentes naturais, o que promove qualidade de vida, além dos ganhos estéticos para o sorriso. “É possível, sim, substituir os dentes ausentes e voltar a mastigar com segurança, além de exibir um sorriso bonito”, ressalta a dentista.

Procedimento passo a passo

A primeira etapa do implante dentário é examinar o paciente, seu histórico de saúde e avaliar se ele tem estrutura óssea adequada para suportar o procedimento. Após, o paciente passa por uma cirurgia rápida, que dura de 30 a 40 minutos e é realizada no consultório do dentista. O paciente recebe anestesia local, para ficar confortável.

Feita a cirurgia é necessário aguardar de 3 a 6 meses para que ocorra a osseointegração. Depois desse período o paciente retorna ao consultório e faz uma radiografia para saber se está tudo certo e com o osso integrado. Confirmado isso, já é possível dar continuidade às próximas etapas do implante dentário.

Então vem a fase da elaboração da prótese, que é momento de escolher a cor da coroa, fazer moldagem e enviá-la para a confecção em laboratório. “A peça, feita de cerâmica, deve estar compatível com seus pares, tanto com o antagonista quanto com os dentes ao redor”, informa Dra. Luciana.

Para colocar a prótese o dentista realiza outro procedimento cirúrgico em que reabre a região que foi colocado o pino de titânio para que ele possa receber a prótese.

A profissional enfatiza que ao fazer o implante dentário é necessário manter o acompanhamento e seguir os cuidados e orientações repassadas pelo dentista. “O paciente deve seguir algumas recomendações no pós-operatório para que a cicatrização ocorra sem problemas e a recuperação seja mais rápida”, explica a Dra. Luciana.  

Serviço

A Dra. Luciana Rohling é cirurgiã dentista especialista em implantes dentários e prótese sobre implantes, também possui curso de capacitação em toxina botulínica e preenchedores faciais. “Venha fazer uma visita, juntos vamos encontrar o melhor plano de tratamento para o seu caso, e as melhores formas de pagamento”, convida a dentista.

O consultório odontológico da Dra. Luciana Rohling fica em Irati, na Av. Dr. Vicente Machado, 369 - Centro. Os interessados também podem entrar em contato pelo telefone (42) 3422-9813 (com WhatsApp) e pelo Instagram @odontologiadralucianarohling.

Texto: Cibele Bilovus/Hoje Centro Sul

Foto: Arquivo Pessoal e Pixabay

Galeria de Fotos

COMENTÁRIOS