25/10/2022
Foi inaugurada na noite de segunda-feira (17), a nova sede da Casa da Cultura de Imbituva – um espaço amplo e com maior acessibilidade aos visitantes. O local abrigará exposições, cursos e oficinas de pintura, violão, capoeira, teatro, entre outras atividades artísticas.
“Imbituva precisava ter um espaço mais apropriado, proporcionando acessibilidade para aproximar ainda mais a cultura do nosso povo. O que é a cultura? A cultura envolve toda a riqueza de um povo, todo um conjunto de crenças e tradições, envolve a arte, a expressão artística, envolve a música, os saberes historicamente acumulados por uma sociedade”, destaca o vice-prefeito e secretário de Educação e Cultura, Zaqueu Bobato.
Ele aponta que o novo espaço valorizará a história do município, além de fomentar novas produções e exposições. “E quanta riqueza, quanta arte e quanta cultura tem a sociedade imbituvense e que precisa sim ser fomentada e valorizada. Os nossos diretores, os nossos professores, trabalham de uma forma brilhante em projetos culturais dentro das escolas. E eu tenho certeza que essa casa vai ajudar ainda mais na produção da riqueza cultural do município de Imbituva”, descreve.
Atualmente, uma exposição histórica de fotografias e documentos que contam momentos marcantes dos 151 anos de Imbituva está disponível àqueles que visitarem a Casa da Cultura, como conta o diretor do Departamento de Cultura de Imbituva, Edvan Eron Lovato. “No interior da casa temos a sala administrativa, duas salas de aula e uma sala de exposições, que no momento conta com a exposição ‘Imbituva em imagens’, que mostra passagens históricas do município através de fotos antigas”, diz.
Lovato descreve as novas possibilidades que o espaço pode proporcionar e o que já está sendo realizado. “Anteriormente estávamos em um espaço cedido pela União, este local não tinha acessibilidade e não estava em boas condições para abrigar as atividades que pretendíamos. Fomos em busca de uma nova casa e encontramos a casa perfeita, no Centro. No novo espaço disponibilizaremos aulas gratuitas de música, pintura, teatro, capoeira e outras manifestações artísticas. Agora temos uma ampla área de convivência em que poderemos receber eventos, exposições de artesanato, atividades culturais e outras demandas que possam surgir”, explica o diretor do Departamento de Cultura.
O vice-prefeito de Imbituva complementa, citando algumas das manifestações culturais presentes em Imbituva que agora têm um novo espaço para serem apreciadas. “São várias as riquezas. Nas nossas comunidades rurais, os costumes, os povos, a produção das sementes crioulas, quantas riquezas nós temos. É um município que tem suas raízes históricas e geográficas com o tropeirismo – é cultura, é arte. Então essa casa, esse espaço, vai ser de grande valia”, comenta.
O prefeito de Imbituva, Celso Kubaski, enfatiza a importância de o novo local oferecer novas alternativas culturais e ter mais acessibilidade. “É mais uma opção de lazer e cultura para o município de Imbituva. Quase que não é necessário eu falar da importância da educação e da cultura para o mundo em geral. E nós não somos diferentes, não pensamos diferente. Nós tínhamos um local sem acessibilidade nenhuma, nossos eventos, muitas vezes, eram feitos no ginásio de esportes. E hoje aqui pelo que a gente percebeu, ficou um local agradável e nós, como gestores, temos que priorizar a educação e cultura”, descreve.
Endereço
A nova Casa da Cultura de Imbituva está localizada na rua Professor Souza Araújo, 768 – Centro.
Texto:Da Redação/Hoje Centro Sul
Fotos: Ciro Ivatiuk/Hoje Centro Sul