Imbituva inaugura Farmácia Municipal 24 horas

Por Redação 4 min de leitura

O município realiza uma média de 400 atendimentos diários em todas as unidades de saúde e a nova farmácia vai agilizar o início do tratamento dos pacientes, que muitas vezes precisavam esperar para conseguir medicamentos

Imbituva inaugurou, na tarde de segunda-feira (24), a primeira Farmácia Municipal 24 horas, que funcionará junto ao Pronto Atendimento Municipal. A farmácia vai atender aos pacientes que consultarem através do Sistema Único de Saúde (SUS) – no local ou em uma das 12 Unidades Básicas de Saúde de Imbituva que, juntas, atendem em média 400 pessoas por dia.

A secretária municipal de Saúde, Gessana de Antoni Bueno Ribeiro, explica que a farmácia vai agilizar o processo de tratamento dos pacientes, que muitas vezes precisavam esperar para conseguir os remédios receitados. “Essa inauguração é um sonho que se torna realidade no município de Imbituva – inclusive em toda a região é a primeira Farmácia Municipal 24 horas que se inaugura. Então é com muita alegria, pensando no bem da população, pensando também na facilidade da população que já sai do Pronto Atendimento com a receita médica e já consegue pegar o seu medicamento”, avalia Gessana.

A nova farmácia vai possibilitar o início imediato do tratamento àqueles que consultarem, inclusive aos finais de semana, explica a secretária. “Às vezes eles vêm consultar no sábado à noite e chegavam com essa receita só na segunda-feira para pegar a medicação. Agora ele chega no Pronto Atendimento, sai com a receita e com o tratamento completo aqui da farmácia”.

O prefeito Celso Kubaski, aponta que a Saúde sentiu a necessidade de implantar uma farmácia municipal que atendesse à população a qualquer momento. “Mesmo não sendo um compromisso oficial nosso de campanha e de Governo, em conversa com a secretária de Saúde e com o coordenador do Pronto Atendimento, aliado a isso, por não termos farmácias particulares 24 horas, a gente sentiu a necessidade, e eu dei o total apoio à nossa equipe de saúde para que a farmácia fosse implantada. É uma demanda do nosso município e aquilo que o programa permite, que é o atendimento através do SUS, a gente vai fornecer medicamentos 24 horas por dia”, afirma o prefeito. “Antes as pessoas precisavam aguardar feriado, final de semana ou o dia seguinte. E tem alguns medicamentos que precisam ser dosados e colocados para a disposição imediatamente”, complementa.

O coordenador do Pronto Atendimento Municipal de Imbituva, José Valdenei Menon, enfatiza a relevância da nova estrutura para a saúde da população. “Eu estou à frente do Pronto Atendimento há mais de oito anos e a Farmácia Municipal era um sonho do usuário e também da gestão, porque a gestão não tem mais que a obrigação de devolver ao usuário aquilo que é um direito dele. A farmácia vem para beneficiar todas as pessoas de uma forma ininterrupta. Hoje o Pronto Atendimento tem uma média de 140, já chegamos a 200 consultas no dia, e a gestão acha muito importante fornecer o medicamento em tempo hábil, ajudando o restabelecimento mais rápido dessa pessoa. A gente sabe que muitas pessoas não têm o dinheiro para comprar naquele exato momento. Além disso, os medicamentos controlados também serão disponibilizados aqui neste estabelecimento”, comenta o coordenador.

Todos os medicamentos da tabela SUS serão oferecidos na farmácia, de acordo com o vice-prefeito Zaqueu Bobato. “O município tem 32 mil habitantes, com uma média anual de 50 mil dispensaç&