facebook

Imbituva fortalece produção de uva através da entrega de equipamentos

Em parceria com o governo estadual, Imbituva entregou equipamentos agrícolas para 12 produtores de uva, fortalecendo a agricultura familiar que representa 70% da atividade local.

20/11/2023

Imbituva fortalece produção de uva através da entrega de equipamentos

Equipamentos que vão beneficiar 12 agricultores familiares que atuam na produção de uvas e derivados foram entregues pela Prefeitura Municipal de Imbituva, nesta quinta-feira (16), através do investimento de aproximadamente R$ 350 mil. No município, cerca de 70% dos produtores estão inseridos na agricultura familiar, o que representa uma parcela significativa da economia local.

Ivanilda é uma das produtoras que foi uma das contempladas com os equipamentos. “Vou utilizar para fazer o suco de uva na minha propriedade. Esse equipamento vem para beneficiar muito a gente, porque é mais fácil para a gente trabalhar também”, relatou a produtora.

O secretário municipal de Agricultura e Pecuária, Geraldo Nadal Rocha, explica que os recursos para a compra dos equipamentos vieram através de uma parceria com o Estado. “Esses equipamentos foram comprados com recursos do Governo do Estado e também, claro, com a participação do município de Imbituva. São equipamentos que vão auxiliar, e muito, os nossos produtores de uva, de sucos, de vinho”, detalha.

Além disso, ele afirma que mais benfeitorias já foram ou serão repassadas para os produtores rurais de Imbituva. “E não são só esses equipamentos, nós já entregamos insumos, estamos entregando as desgranadeiras, as suqueiras e os fogareiros. Já entregamos também postes de concretos, arames e estaremos entregando mais futuramente a parte da irrigação e 40 toneladas de calcário”, descreve o secretário.

O prefeito de Imbituva, Celso Kubaski explica que os investimos ajudam a melhorar a renda e qualidade de vida dos pequenos produtores do município. “É muito importante, porque conseguimos atender a uma parte da população que trabalha nessa área da viticultura produzindo sucos, produzindo vinhos, e dentro do nosso mandato nós temos dado total apoio ao pequeno agricultor. É uma alternativa de renda, provando que o município tem esse interesse de que a população consiga melhorar a sua qualidade de vida no campo”, afirma o prefeito.

O vice-prefeito Zaqueu Bobato explica que a maior parte da área rural de Imbituva é composta por pequenas propriedades, responsáveis por movimentar boa parte da economia local. “É um investimento de aproximadamente R$ 350 mil beneficiando em um primeiro momento 12 agricultores familiares. No município, 70% dos produtores são da agricultura familiar, de pequena propriedade. O município tem 1.200 estabelecimentos agropecuários, então essa importância na economia”, cita.

Ele avalia que o investimento em diversificação em pequenas propriedades melhora a renda e também a produção para o município. “O prefeito Celso, juntamente com a Secretaria de Agricultura, tem valorizado muito a diversificação na pequena propriedade. Esse é o caminho, isso é muito estudado e debatido no Brasil, é diversificar a economia na pequena propriedade para que as pessoas possam ter uma renda cada vez melhor, então esse é o objetivo”, finaliza o vice-prefeito.

Texto: Da Redação/ Hoje Centro Sul

Foto: Ciro Ivatiuk /Hoje Centro Sul

Comentários

🗞️📰 Edição 1567 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580