IAT distribui sementes e mudas nativas para comemorar Dia do Voluntário
Nesta sexta-feira (27), para celebrar o Dia Nacional do Voluntário que é dia 28 de agosto, a Superintendência Geral de Ação Solidária, em parceria com Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável do Paraná (Sedest), fez uma distribuição de sementes e mudas nativas em todo o estado para comemorar esse dia especial.
Em Irati, a distribuição aconteceu das 10h às 12h, por meio de drive thru, na sede do escritório regional do IAT (antigo IAP), em frente ao Parque Aquático.
Foram trabalhadas as seguintes estratégias:
– Foram enviadas as secretarias do meio ambiente de todos os municípios, sementes de Ipê Amarelo, para serem plantadas no dia da ação.
– Pontos de drive-thru em 21 escritórios regionais do IAT
– Foram entregues as secretarias e autarquias do Paraná, mudas de árvores nativas.
– Também foram enviadas sementes as fundações do Paraná que estão ligadas ao voluntariado e ao meio ambiente e também para entidades e ONG’s que tem trabalho voluntário.
Segundo a Primeira-Dama do Paraná, Luciana Saito Massa “O Floresce Paraná vem simbolizar o florescer do nosso estado, na economia, saúde, no meio ambiente e em todos as áreas. Mas somente com união e comprometimento de todos vamos conseguir colher os bons frutos das nossas ações e assim resistir e permanecer.”
Voluntariado
Os Programas de Voluntariados são de extrema importância para o meio ambiente e para as futuras gerações. Hoje, o IAT conta com três programas de voluntariado, sendo dois em fase de elaboração: em viveiros e laboratórios; em Unidades de Conservação (UC’s); e para Cuidados e Reabilitação Intensiva de Animais Silvestres (CRIA).
“Os voluntários auxiliam na produção de mudas para recuperar as florestas do Estado, cuidam dos animais e dos ecossistemas, contribuindo com a manutenção da biodiversidade e a conservação da natureza, além de proporcionar melhor qualidade de vida para a população paranaense”, disse o secretário Márcio Nunes.
De acordo com o diretor-presidente do IAT, Everton Souza, ser voluntário é ter um crescimento pessoal e a vivência em diferentes áreas, além de conhecer mais sobre a biodiversidade e espaços protegidos paranaenses. “É doar algo tão precioso, o seu tempo, em prol do próximo, do meio ambiente e do futuro”, afirmou.
Fotos: Bruna Karla Zapotoczny/IAT
Texto: Assessoria IAT

